Topo

América-MG busca empate diante do Paraná, mas fica longe do acesso

Do UOL, em Belo Horizonte

17/10/2014 23h44

Em jogo de dois tempos distintos – muito fraco no primeiro e um pouco mais animado na segunda etapa –, Paraná Clube e América-MG empataram, em 1 a 1, na noite desta sexta-feira, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba. Apesar de ter ampliado para sete, o número de jogos invictos, o resultado foi ruim para o time americano, que subiu para a 10ª colocação, com 42 pontos, mas ficou bem distante do G4 e vendo o sonho do acesso cada vez mais longe.

O Paraná, por sua vez, não alterou a sua posição, seguindo em 13º lugar, agora com 37 pontos, sete a mais do que o América-RN, que abre a zona de rebaixamento, mas que ainda joga pela 30ª rodada, quando visitará o Bragantino, neste sábado, às 16h20. O empate sem gols mostrou a dificuldade da equipe, que venceu o Luverdense, por 2 a 0, como visitante, na rodada anterior, quando atua como mandante. Nessa situação, chegou ao quarto jogo seguido vem vencer, com quatro empates.

As fases do jogo: Disputado em ritmo lento e com pouca emoção, o primeiro tempo de Paraná e América-MG teve muitas faltas e pouco futebol. Já nos primeiros 27 minutos, 19 infrações tinham sido marcadas pelo árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado. As duas equipes criaram poucas chances de gols. O Paraná, que abusava da lentidão, insistia nos cruzamentos altos, visando o centroavante Giancarlo. No time visitante, os erros de passes impediam o encaixe de contra-ataques. Aos 45 min, Willians fez o gol, mas o lance foi invalidado, por toque no braço e a fase inicial terminou sem gols.

O Paraná voltou com o atacante Thiago Alves, que já atuou pelo América, no lugar de Henrique Santos, para tentar ficar mais agressivo. Já o time americano não mudou. E os donos da casa começaram mais ofensivos, procurando as finalizações de longa distância. Aos 4 min, Pablo recuou uma bola de cabeça e deixou Giancarlo em condições de marcar, mas ele chutou para fora. Aos 16 min, Giancarlo marcou o gol, após a bola tocar na trave. Mas, a alegria paranista durou pouco.

Aos 22 min, Obina cobrou pênalti cometido pelo goleiro Marcos no meia Tchô e empatou a partida. A marcação da penalidade máxima revoltou os jogadores do time da casa. Edson Sitta, que já tinha amarelo, foi expulso por reclamação, deixando a equipe com um jogador a menos. O time americano tentou se aproveitar da situação, se posicionou mais no ataque, mas não conseguiu furar o bloqueio paranaense, que, em desvantagem numérica, jogou desde os 23 min para garantir um ponto.

O melhor: Andrei Girotto – Firme na marcação, esforçou-se para compensar a falta de criatividade de seus companheiros mais ofensivos no América e teve atuação segura.

O pior: Edson Sitta – Não fazia má atuação, tento até participado do lance do gol de Giancarlo, mas foi expulso, por reclamação contra a marcação de pênalti para o América e prejudicou o seu time, que ficou com 10 jogadores em campo, desde o 23º minuto de partida.

A chave do jogo: Ritmo lento e falta de criatividade– As duas equipes fizeram um jogo fraco, sem criatividade e velocidade, onde os erros superaram facilmente os acertos. Lúcio Flávio e Tchô, os homens de criação dos dois lados, estiveram pouco inspirados e influenciaram negativamente na qualidade da partida, que melhorou um pouco no segundo tempo, quando cada time fez um gol, mas insuficiente para que algum deles conseguisse o triunfo.

Para lembrar:

Chuva em Curitiba. Ao contrário de outras cidades do Brasil, castigadas pela seca, houve chuva forte em Curitiba, no final da tarde e início da noite desta sexta-feira. Na hora da partida, no entanto, a chuva deu uma trégua.

Público pequeno.A chuva parece ter assustado os torcedores do Paraná, que compareceram em pequeno número ao estádio Durival de Brito, em Curitiba. Apenas 1.409 pagantes, com renda de R$ 22.110,00.

Givanildo ‘atropelado’. Aos 8 min do primeiro tempo, um lance curioso. O lateral esquerdo Paulinho tentou buscar a bola, mas não conseguiu parar e foi em cima do técnico Givanildo Oliveira, que estava em sua área técnica. O treinador americano desequilibrou-se, mas não caiu, mantendo-se em pé.

Suspensões dos dois lados. Paraná e América-MG perderam jogadores por suspensão para seus próximos jogos, na terça-feira que vem, contra Portuguesa e Oeste, respectivamente. Edson Sitta, do time paranaense, foi expulso, enquanto Leandro Guerreiro e Obina foram advertidos com o terceiro amarelo.

PARANÁ 1 X 1 AMÉRICA-MG

Data: 17/10/2014 (sexta-feira)
Local: Durival de Brito, em Curitiba (PR)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara Bastos (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC)
Cartões amarelos: Bruninho, Leandro Guerreiro, Obina, Vitor Hugo, Magrão (América-MG); Edson Sitta, Marcos (Paraná)
Cartão vermelho: Edson Sitta (Paraná)
Gols: Giancarlo, aos 16 min e Obina, aos 22 min do segundo tempo

PARANÁ CLUBE
Marcos; Chiquinho, Celton, Alisson e Paulinho; Lucas Otávio, Edson Sitta, Henrique Santos (Thiago Alves) e Lúcio Flávio; Carlinhos (Léo Mineiro) e Giancarlo (Leandro Vilela)
Técnico: Ricardinho

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro (Magrão), Andrei Girotto, Tchô e Willians (Ricardinho); Bruninho e Obina (Rubens)
Técnico: Givanildo Oliveira