Topo

Sem perder há 6 jogos, América visita Paraná para seguir na briga pelo G4

Do UOL, em Belo Horizonte

17/10/2014 06h00

Invicto há seis jogos, período em que empatou duas vezes e venceu outras quatro, o América-MG visita o Paraná Clube, nesta sexta-feira, às 21h50, na Vila Capanema, em Curitiba, disposto a continuar sua empreitada em busca do G4, meta que ficou mais difícil em função dos seis pontos perdidos no STJD. A 10 pontos do Joinville, que fecha com 51 o grupo de acesso à elite do futebol brasileiro, o time americano precisa da vitória para manter vivo o sonho.

A equipe do técnico Givanildo Oliveira soma 41 pontos, está em 11º lugar e quer ganhar posições ao término da 30ª rodada. Já o Paraná Clube, que não perde há três jogos, mas tem dois empates e um triunfo, como visitante, sobre o Luverdense, por 2 a 0, na rodada anterior, joga para afastar de vez a ameaça de rebaixamento. O time paranista ocupa a 13ª colocação, tem 36 pontos, seis a mais do que o América-RN, que abre a zona de rebaixamento.

Se não tivesse sido punido com a perda de seis pontos pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, que já deixou o clube, o América-MG estaria na briga mais direta por posição no G4. Mas, apesar desse obstáculo adicional, a equipe mineira garante ainda acreditar em vaga na Série A, em 2015, embora possa atingir no máximo 68 pontos, caso obtenha os 27 pontos que ainda tem a disputar.

Numa demonstração da dificuldade de sua missão, enquanto teria de ter 100% de aproveitamento, o Joinville, atual quarto colocado e que também disputará nove jogos, precisará de rendimento de 63% para alcançar a mesma pontuação e poderá somar 78 pontos no total. A estratégia americana, no entanto, é pensar em uma partida de cada vez e, assim, aproveitar possíveis tropeços de seus adversários diretos.

Fora da luta pelo G4, o objetivo do Paraná é se consolidar no meio da tabela de classificação, longe da briga contra o rebaixamento. Para isso, o time paranaense tentará quebrar uma sequência de três jogos sem vencer como mandante, período em que empatou todos os jogos: Ceará (0 x 0), Avaí (1 a 1) e Oeste (0 a 0).

O América-MG só será definido por Givanildo Oliveira momentos antes do início do jogo. O time não poderá contar com o lateral esquerdo Gilson, que tem atuado como meia e tem sido destaque da equipe. Renan Oliveira, que já não atuou na vitória sobre a Portuguesa, por 3 a 1, segue vetado e Tchô deve ser mantido.

No Paraná, o técnico Ricardinho também não adiantou a escalação da equipe, que, no entanto, não deverá ser muito diferente em relação ao que bateu o Luverdense. Uma alteração é obrigatória, já que o volante Jean levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão. Lucas Otávio e Leandro Vilela disputam a vaga. Na lateral direita, Chiquinho, que cumpriu automática, deve voltar á equipe no lugar de Ricardinho.