Topo

Com belo gol de Rubinho, Luverdense bate ABC e abre distância da "degola"

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/10/2014 22h49

O Luverdense mostrou maior objetividade para vencer o ABC por 1 a 0 neste sábado, no Frasqueirão, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um belo gol de falta marcado por Rubinho, a equipe mato-grossense chegou aos 40 pontos e abriu dez de vantagem para a temida zona de rebaixamento.

Por outro lado, o time potiguar segue em 15º lugar com 35 pontos e continua seriamente ameaçado de disputar a Série C na próxima temporada.

Fases do jogo:
O ABC iniciou a partida pressionando o Luverdense e conseguiu um pênalti, aos oito, quando Washington derrubou Ronaldo Mendes dentro da área. Xuxa cobrou, aos dez, e Gabriel Leite salvou com a perna direita.

Mesmo sem jogar um grande futebol, o Luverdense se recuperou na partida e acabou abrindo o placar, aos 21. Rubinho cobrou falta com categoria e colocou a equipe mato-grossense na frente.

O time potiguar acordou após ficar em desvantagem e tentou se organizar na tentativa de buscar o empate. No lance mais claro, aos 38, Xuxa cobrou falta no lado direito e a bola explodiu no travessão. O Luverdense se defendeu com qualidade e segurou a vantagem até o final da primeira etapa.

O segundo tempo começou com o Luverdense jogando mais recuado e demonstrou perigo nos contra-ataques. Misael era a principal opção na frente e teve duas chances claras para marcar.

O ABC voltou a pressionar a equipe mato-grossense após as entradas de Patrick e Zambi nos lugares de Xuxa e Rodrigo Silva, respectivamente. As mudanças acabaram não surtindo o efeito desejado ao longo da etapa porque o time visitante seguia com uma defesa forte.

O Luverdense esteve bem postado em seu campo defensivo e soube controlar o jogo na frente para confirmar sua vitória até o apito final.

O melhor:
Rubinho.
O meia do Luverdense teve a felicidade de cobrar a falta com categoria e dar a vitória ao time visitante.

O pior:
Alvinho.
Destaque na vitória do ABC sobre o Cruzeiro na quarta-feira, o atacante teve uma partida discreta na noite deste sábado e foi facilmente marcado pela defesa do Luverdense.

Chave do jogo:
O jogo foi marcado pelo equilíbrio e a chave da partida foi o Luverdense ter sido efetivo em uma das poucas oportunidades que teve. O adversário chegou a ensaiar uma reação, mas o time mato-grossense soube se defender para confirmar sua vitória.

Para lembrar:

Suspenso. O lateral direito Jean Patrick levou o terceiro cartão amarelo na noite deste sábado e não poderá ajudar o Luverdense na próxima partida.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na terça-feira. O ABC enfrenta o Joinville, às 21h50, na Arena Joinville. Por outro lado, o Luverdense enfrenta o Atlético-GO no mesmo horário, no Serra Dourada.

ABC 0 x 1 LUVERDENSE

Data:
18/10/2014 (sábado)
Local: Frasqueirão, em Natal (RN)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Auxiliares: Marcos da Silva Brigido (CE) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE)
Cartões amarelos: Gabriel Leite, Samuel e Jean Patrick (Luverdense)
Gol: Rubinho, aos 21 minutos do primeiro tempo

ABC
Gilvan; Madson, Sueliton, Samuel e Michel; Fábio Bahia, Daniel Amora (Beto), Ronaldo Mendes e Xuxa (Patrick); Alvinho e Rodrigo Silva (Zambi)
Técnico: Moacir Junior

LUVERDENSE
Gabriel Leite; Jean Patrick, Renato, Braga e Paulinho; Carlão, Gilson, Washington (Felipe Alves) e Rubinho (Samuel); Misael e Reinaldo (Léo)
Técnico: Maico Gaúcho