Topo

Joinville se impõe em casa, vence Ceará e sobe para a vice-liderança

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/10/2014 18h01

O Joinville comprovou seu bom aproveitamento em casa para vencer o Ceará por 3 a 0 neste sábado, na Arena Joinville, pela 30ª rodada da Série B, e se manter no G-4 da competição nacional. Com gols de Edigar Junio, Fernando Viana e Rogério, a equipe catarinense chegou aos 54 pontos, impediu que um concorrente direto tomasse seu lugar nas primeiras posições, e ainda subiu para a vice-liderança por conta da derrota do Vasco para o Santa Cruz por 1 a 0, na Arena Pernambuco.

Os catarinenses confirmaram seu bom aproveitamento em casa ao atingir sua 11ª vitória em 15 partidas disputas na Arena Joinville. Por outro lado, o Ceará segue com 50 pontos e continua fora do G-4.

Fases do jogo:
O Joinville começou o jogo pressionando o Ceará e abriu o placar com somente um minuto de partida. Anselmo lançou, a zaga nordestina parou pedindo impedimento e Edigar Junio finalizou cruzado para deixar sua marca.

O gol sofrido logo no início obrigou o Ceará a se organizar rapidamente para tentar buscar o empate. A equipe catarinense adotou uma postura mais defensiva na tentativa de aproveitar um erro do adversário para aumentar sua vantagem.

A partida era muito movimentada e o Joinville acabou chegando ao segundo em um contra-ataque bem armado, aos 24. Edigar Junio cruzou rasteiro da direita, Marcelo Costa chutou, João Marcos cortou mal e a bola bateu em Fernando Viana antes de entrar.

O confronto seguiu equilibrado porque o Ceará seguia tentando reagir e os catarinenses marcavam forte para acionar Edigar Junio na frente na expectativa de criar lances ofensivos. A primeira etapa, porém, terminou mesmo com a vitória parcial dos donos da casa.

O segundo tempo iniciou com um ritmo mais lento porque o Ceará passava a sentir dificuldade para criar jogadas e o Joinville se defendia com qualidade. Os contra-ataques pouco aconteciam e o placar seguia inalterado.

O melhor:
Edigar Junio.
O atacante do Joinville teve participação direta no resultado ao marcar um gol e participar da construção dos outros dois.

O pior:
Bill.
O atacante do Ceará foi bem marcado pelo sistema defensivo do Joinville e foi pouco produtivo na tarde deste sábado.

Chave do jogo:
O Joinville mostrou seriedade desde o primeiro minuto de partida e teve a felicidade de abrir 2 a 0 com 24 minutos do primeiro tempo. A equipe conseguiu sacramentar sua vitória com um gol, aos 32 da segunda etapa. Porém, a defesa catarinense pouco foi ameaçada durante boa parte do jogo.

Para lembrar:

Suspensos.
O zagueiro Guti  e o lateral direito Edson Ratinho levaram o terceiro cartão na partida deste sábado e desfalcam o Joinville na próxima rodada.

Inusitado. O torcedor do Joinville, Rafael Flores, aproveitou o intervalo da partida para fazer um pedido de casamento para sua namorada, Patrícia Brogni. A moça aceitou o compromisso.

Nervoso. Bill demonstrou nervosismo ao deixar o campo para dar lugar ao meia Nikão, aos 26 minutos do segundo tempo. O atacante deixou o gramado com cara de poucos amigos e ainda jogou um objeto no banco de reservas.

Próximos jogos. Os dois times voltam a atuar na terça-feira. O Ceará visita o Icasa, às 19h30, no Romeirão. Por outro lado, o Joinville recebe o ABC, às 21h50, na Arena Joinville.

JOINVILE 3 x 0 CEARÁ

Data:
18/10/2014 (sábado)
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Árbitro: Igor Junior Benevenuto (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)
Cartões amarelos: Anselmo, Guti, Fernando Viana, Everton e Edson Ratinho (Joinville); Leandro Brasília, Ricardinho, Bill, Sandro e Amaral (Ceará)
Cartão vermelho: Nikão, aos 46 minutos do segundo tempo
Gols: Edigar Junio, a um minuto, e Fernando Viana, aos 24 minutos do primeiro tempo; Rogério, aos 36 minutos do segundo tempo

JOINVILLE
Oliveira; Edson Ratinho, Guti, Bruno Aguiar, Rogério; Anselmo, Fillipe Soutto, Everton (Franco) e Marcelo Costa; Edigar Junio (Fabinho) e Fernando Viana (Bruno Costa)
Técnico: Hemerson Maria

CEARÁ
Luiz Carlos; Samuel Xavier, Wellington Carvalho, Sandro e Vicente; João Marcos (Eduardo), Michel (Amaral), Ricardinho e Lulinha; Bill (Nikão) e Magno Alves
Técnico: Sérgio Soares