Topo

Contra pressionado Oeste, América-MG tenta manter mínimas chances de acesso

Do UOL, em Belo Horizonte

21/10/2014 06h00

A 10 pontos do Avaí, que fecha o G4 da Série B do Brasileiro, com 52 pontos, o América-MG precisa vencer o Oeste, nesta terça-feira, às 19h30, no Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP), para continuar sonhando com uma vaga na Série A em 2015. Faltando 24 pontos em disputa, a tarefa americana é das mais difíceis, mas se tornará quase impossível se não somar os três pontos nesse jogo. De acordo com o site Chance de Gol, o clube mineiro tem 1,2% de possibilidades de conseguir um dos quatro lugares que garantem o acesso.

O Oeste, por sua vez, também necessita do triunfo, mas para não correr o risco de ver os ocupantes da zona de rebaixamento se aproximarem perigosamente. O time paulista chega à 31ª rodada da Série B, com 35 pontos, na 16ª colocação, a última fora da zona de degola. Mesmo se perder para o América-MG, em casa, o time paulista não entraria na área de risco nesta rodada, pois o 17º colocado, América-RN, tem 30 pontos e não o alcançaria, mesmo em caso de triunfo diante do Vasco, às 19h30, em Natal, também nesta terça-feira. Mas a distância seria bastante encurtada. Antes do jogo, tem 17,6% de risco de queda, segundo o site Chance de Gol.

Com 42 pontos, em função de ter perdido seis no STJD, pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, o América-MG ainda se agarra às últimas esperanças de classificação para a elite do futebol brasileiro em 2015. Caso consiga um improvável desempenho de 100% nos oito jogos que lhe restam, o time americano chegará a 66 pontos. Na Série B do ano passado, Sport e Figueirense, terceiro e quarto colocados, classificaram-se com menos pontos que isso: 63 e 60, respectivamente.

Para atingir a pontuação que colocou o Figueirense na Série A deste ano, o América-MG teria de vencer seis dos últimos oito jogos. Mas, além de fazer o máximo possível de pontos, a equipe americana precisa contar com resultados negativos não apenas de clubes que hoje estão no G4, mas também com outros que estão fora desse seleto grupo, mas à sua frente na tabela de classificação. Atualmente, o time de Givanildo Oliveira é o 11º colocado e existem seis times entre ele e o G4: Ceará, Náutico, Santa Cruz, Boa Esporte, Sampaio Corrêa e Atlético-GO.

Chances matemáticas à parte, o discurso no América-MG é de acreditar na possibilidade de acesso e trabalhar duro para vencer seus próximos jogos, a começar da partida contra o Oeste. O time americano não perde já sete partidas, com quatro vitórias e três empates. Contra o Oeste, a equipe terá os desfalques do volante Leandro Guerreiro e do atacante Obina, ambos suspensos pelo terceiro amarelo. Em compensação, o lateral esquerdo Gilson, que vem atuando como meia, tem volta garantida ao time, após cumprir automática. O veterano meia Mancini também está à disposição do treinador Givanildo Oliveira.

Pelo lado do Oeste, o técnico Riberto Cavalo não poderá contar com o lateral direito Ezequiel, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra o Icasa, em Juazeiro do Norte, na última sexta-feira. Sem o titular, a vaga na lateral direita deverá ser ocupada por Lucas Baiano.