Topo

América-MG vence de virada, segue na briga pelo G4 e complica xará potiguar

Do UOL, em Belo Horizonte

24/10/2014 21h23

Depois de sair atrás no primeiro tempo, o América-MG reagiu na etapa final e, com dois gols na etapa final, venceu o xará América-RN, por 2 a 1, nesta sexta-feira, no Independência. O time mineiro chegou a nove jogos sem perder e, a seis rodadas para o final Série B, se manteve na briga para entrar no G4. A equipe potiguar, que vinha de vitória sobre o Vasco, não confirmou a reação, e permaneceu na zona de rebaixamento.

Com a vitória suada, o América-MG chegou a 48 pontos e conquistou a sexta vitória nas últimas seis rodadas, além de três empates. A série invicta dá esperança à torcida americana na briga por vaga no grupo de acesso à Série A. O time mineiro, que perdeu seis pontos por escalar um jogador de forma irregular, aposta na arrancada para voltar à primeira divisão em 2015. Com a vitória do Icasa sobre a Portuguesa, por 2 a 1, o América-RN caiu para o 18º lugar, com os mesmos 33 pontos, e permaneceu na zona de degola.

O América-MG volta a jogar no sábado, dia 1º de novembro, contra o ABC, em Natal. No mesmo dia, o América-RN encara o Santa Cruz na Arena Pernambuco.

As fases do jogo: O América-RN surpreendeu os donos da casa e abriu o placar aos 12min de partida. Pablo foi desarmado ao tentar sair jogando. Na sequência da jogada, Emerson recebeu na frente e chutou cruzado para marcar. O lateral americano reclamou de falta no lance. O América-MG reagiu e criou várias oportunidades para empatar, como aos 34min, quando Vitor Hugo cabeceou uma bola na trave. O time potiguar ficou com um jogador a menos a partir dos 39min. Neto fez falta em Gilson, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Com um jogador a mais, o América-MG voltou para o segundo tempo pressionando do adversário. O América-RN passou a se segurar na defesa e a se arriscar somente nos contra-ataques. Mancini teve a chance de empatar a partida aos 26min, mas finalizou em cima do goleiro Andrey.

O time mineiro conseguiu empatar somente aos 34min. Bruninho, que acabara de entrar no lugar de Willians, recebeu na direita e cruzou para Gilson desviar para o fundo das redes. O América-RN manteve o ritmo e, três minutos depois, chegou ao gol da virada. Andrei aproveitou cruzamento na área e desviou de cabeça para dar a vitória à equipe de Belo Horizonte.

O melhor: Gilson – Atuando como meia, lateral voltou a manter a regularidade e ser decisivo ao marcar o primeiro gol da virada do América-MG

O pior: Neto – Meia exagerou nas faltas e acabou expulso no final do primeiro tempo, prejudicando o time potiguar, que passou a jogar com um a menos.  

A chave do jogo: Expulsão atrapalha time potiguar – Com a expulsão de Neto no final da primeira etapa, América-RN, que vencia a partida, passou apenas a se defender e viu o América-MG pressionar até conseguir virar a partida.

AMÉRICA-MG 2 X 1 AMÉRICA-RN

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Gilson e Tchô (Mancini); Willians (Bruninho) e Obina (Rubens)
Técnico: Givanildo Oliveira

AMÉRICA-RN
Andrey; Valber, Cleber, Lazaro e Wanderson (Alekito); Judson, Fabio Braga, Daniel Costa (Fabinho) e Neto; Isac e Emerson (Roberto Dias)
Técnico: Roberto Fernandes

Data: 24/10/2014 (sexta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Antônio Neuriclaudio Costa (AC)
Auxiliares: Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Cartões amarelos: Emerson, Neto, Judson, Fabinho (América-RN); Andrei Girotto, Leandro Guerreiro (América-MG)
Cartões vermelhos: Neto (América-RN)
Gols: Emerson, aos 12min do primeiro tempo; Gilson, aos 34min, Andrei Girotto, aos 37min do segundo tempo