Topo

Goleiro brilha, Santa Cruz bate Ceará e mantém vivo o sonho do acesso

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/10/2014 23h45

Contando com uma noite inspirada do goleiro Tiago Cardoso, o Santa Cruz derrotou o Ceará por 2 a 0 nesta sexta-feira, no Castelão, e manteve vivo o sonho do acesso. Os pernambucanos chegaram aos 48 pontos e ficaram com quatro a menos que o Avaí, quarto colocado. Por outro lado, os donos da casa seguem com 50 e perderam mais uma chance de assumirem a quarta colocação.

O Ceará estreou o técnico Paulo César Gusmão, que substituiu Sérgio Soares, e acumulou sua terceira derrota consecutiva. A crise permanece pelos lados do clube alvinegro, que chegou a liderar a competição.

Fases do jogo:

A partida começou movimentada e o Santa Cruz surpreendeu com sua postura inicial. Mesmo atuando fora de casa, a equipe pernambucana ensaiou uma pressão e o Ceará sentia dificuldade para sair jogando. Tony quase o abriu o placar, aos quatro, ao cabecear com perigo após falha de Luís Carlos na saída do gol.

O Ceará não conseguia se organizar e enfrentava um Santa Cruz bem armado na defesa. Em um lance de bola parada, aos nove, Ricardinho cobrou falta com violência e quase venceu o goleiro Tiago Cardoso. No entanto, quem acabou saindo na frente foi o Santa Cruz em um lance de sorte, aos 11. Tony cruzou da direita, a bola desviou em Hélder Santos e enganou o goleiro Luis Carlos.

Os pernambucanos seguiam com um futebol mais consistente e quase marcaram o segundo, aos 17. Tony fez boa jogada individual pelo lado direito, cortou para o meio, mas chutou para fora com a perna esquerda.

O time da casa conseguiu trocar passes e tentou equilibrar a partida. No entanto, errava muito na conclusão das jogadas. Em um dos poucos lances de perigo, aos 37, Magno Alves finalizou dentro da área e Tiago Cardoso fez uma defesa importante. No minuto seguinte, Tony dividiu com o atacante do Ceará e o árbitro expulsou o lateral do Santa Cruz. O detalhe é que o jogador da equipe pernambucana não fez falta no lance.

Na cobrança da falta, aos 41, Magno Alves finalizou com violência e Tiago Cardoso fez mais uma defesa difícil. O Ceará pressionou nos minutos finais, mas a etapa terminou com a vitória parcial do time visitante.

A etapa final começou com o Ceará buscando o ataque e, aos dois, a equipe pediu pênalti. Lulinha foi derrubado dentro da área por Tiago Costa. O árbitro mandou o jogo seguir. Os donos da casa seguiam no ataque e Anderson obrigou Tiago Cardoso a praticar outra defesa, aos 11. O Santa Cruz tinha as saídas em velocidade para tentar marcar o segundo gol, mas poucos jogadores acompanhavam Keno e Léo Gamalho.

O time da casa acabou perdendo João Marcos, expulso, aos 34 minutos do segundo tempo, após falta em Keno. Por conta disso, as duas equipes ficaram em igualdade numérica nos minutos finais. No fim, Adílson recebeu passe de Wescley e marcou para confirmar a vitória do Santa Cruz.

O melhor:
Tiago Cardoso.
O goleiro do Santa Cruz fez defesas importantes, principalmente quando o Santa Cruz estava com um jogador a menos, e contribuiu para a vitória da equipe pernambucana.

O pior:
João Marcos.
O volante do Ceará atrapalhou a reação do Ceará ao receber o cartão vermelho no segundo tempo e deixar sua equipe com o mesmo número de jogadores que o adversário.

Chave do jogo:
O Santa Cruz teve o mérito de marcar seu gol logo no início da partida. Mesmo com a expulsão de Tony, a equipe se defendeu com qualidade e contou com uma noite inspirada do arqueiro Tiago Cardoso para vencer a partida. No fim, coube a Adílson deixar sua marca e confirmar sua vitória.

Para lembrar:

Imprevisto.
O meia Natan tinha sido liberado da partida porque seria poupado e curtiria os primeiros dias de lua de mel com a esposa Lorena. Entretanto, Renatinho machucou o pé e ele precisou ser convocado às pressas para compor o banco de reservas.

Suspensos. O lateral Samuel Xavier e o meio-campo Ricardinho levaram o terceiro cartão amarelo e desfalcam o Ceará na próxima partida.

Departamento médico. O atacante Léo Gamalho foi substituído por Cassiano, aos 30 minutos do segundo tempo, sentindo uma dor na parte posterior da coxa direita. O departamento médico do clube pernambucano tranquilizou a torcida ao falar que se trata apenas de um problema muscular.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar no sábado. O Santa Cruz recebe o América-RN, às 17h, na Arena Pernambuco. Por outro lado, o Ceará visita o Boa Esporte, às 21h, no Melão.

CEARÁ 0 x 2 SANTA CRUZ

Data:
24/10/2014 (sexta-feira)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
Cartões amarelos: Ricardinho, Robinho, Samuel Xavier (Ceará); Tony, Bileu (Santa Cruz)
Cartões vermelhos: Tony, aos 38 minutos do primeiro tempo, e João Marcos, aos 34 minutos do segundo tempo
Gols: Tony, aos 11 minutos do primeiro tempo; Adílson, aos 41 minutos do segundo tempo

CEARÁ
Luis Carlos; Samuel Xavier, Diego Ivo, Anderson e Hélder Santos (Marcos); João Marcos, Ricardinho, Eduardo (Lulinha) e Nikão (Robinho); Bill e Magno Alves
Técnico: Paulo César Gusmão

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Tony, Renan Fonseca, Alemão e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Wescley (Alberto) e Danilo Pires; Keno (Adílson) e Léo Gamalho (Cassiano)
Técnico: Oliveira Canindé