Topo

Joinville vence Avaí, assume a ponta e encaminha seu acesso para a elite

Do UOL, no Rio de Janeiro*

24/10/2014 21h21

O Joinville deu um passo importante para conseguir seu acesso para a elite do futebol nacional ao derrotar o Avaí por 3 a 0 nesta sexta-feira, na Ressacada, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe visitante conseguiu sua quarta vitória seguida, chegou aos mesmos 60 pontos da Ponte Preta e assumiu a liderança temporária da competição.

Por outro lado, o time da casa permaneceu com 52 pontos e acumulou sua terceira derrota consecutiva. No entanto, a equipe permanece no G-4 porque o Ceará foi derrotado para o Santa Cruz por 2 a 0, no Castelão.

Fases do jogo:

A partida começou movimentada e o Joinville acabou abrindo o placar com somente dois minutos. Marcelo Costa cobrou falta para a área, Rogério subiu mais que a defesa e colocou os visitantes na frente. O Avaí tentou se organizar, mas cedeu espaço ao adversário e o adversário marcou mais um.

Fernando Viana foi lançado na frente, dominou e finalizou rasteiro para vencer Vagner, aos nove. Os donos da casa ficaram desnorteados com o segundo gol e passaram a cometer muitos erros na organização de jogadas.

A resposta do Avaí acabou acontecendo somente, aos 23. Após cruzamento da direita, a defesa do Joinville e Willen cabeceou com perigo por cima da meta de Ivan. Os contra-ataques do time visitante seguiam perigosos e quatro minutos depois, Edigar Junio tabelou com Edson Ratinho e foi desarmado por Bruno Maia na hora da finalização.

A bola parada acabou sendo a principal arma do Avaí na reta final da etapa. Marquinhos cobrou falta, aos 31, a bola passou por toda a área e Ivan saiu de soco para aliviar o perigo. Cinco minutos depois foi a vez do Joinville responder e colocou a bola na trave, através de Fernando Viana. No entanto, a etapa terminou mesmo com a vitória parcial do time visitante.

A segunda etapa começou com o Avaí buscando pressionar o adversário, mas mesmo com maior posse de bola, o adversário conseguia criar chances de gol e era perigoso nos poucos ataques.

As substituições mudaram pouco o panorama a favor do Avaí porque a equipe da casa seguia muito exposta e o Joinville demonstrava mais consistência em seus ataques. Em desses lances em velocidade, a equipe visitante marcou o terceiro gol, aos 28, com Fabinho. O atacante recebeu passe de Edigar Junio na entrada da área e finalizou com violência para deixar sua marca e sacramentar a vitória de sua equipe.

O melhor:
Marcelo Costa.
As principais jogadas do Joinville saíram de seus pés e o meia ainda cobrou a falta que originou no gol marcado pelo lateral esquerdo Rogério.

O pior:
Marquinhos.
O meia do Avaí esteve longe dos seus melhores dias e apareceu somente nas jogadas de bola parada. O jogador foi alvo fácil para os marcadores do Joinville.

Chave do jogo:
O Joinville mostrou força para marcar dois gols com nove minutos de partida. A equipe teve menos posse de bola, principalmente na segunda etapa, e sacramentou sua vitória em um contra-ataque.

Para lembrar:

Fechou o tempo.
Thiago Carleto, do Avaí, e Edigar Junio, do Joinville, discutiram asperamente, aos 17. Na sequência, o lateral do time da casa chegou a agredir o atacante. O árbitro Sandro Meira Ricci, porém, conversou com os dois jogadores e não aplicou cartão para ninguém.

Protesto. Nos minutos finais da partida, os torcedores do Avaí que ainda permaneceram na Ressacada protestaram com gritos de olé a cada toque de bola do Joinville.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na terça-feira. O Avaí visita o Luverdense, às 21h50, no Passo das Emas. Por outro lado, o Joinville recebe o Bragantino, no mesmo horário, na Arena Joinville.

AVAÍ 0 x 3 JOINVILLE

Data:
24/10/2014 (sexta-feira)
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Auxiliares: Elan Vieira de Souza (PE) e Helton Nunes (SC)
Cartões amarelos: Thiago Carleto (Avaí)
Cartão vermelho: Thiago Carleto (Avaí), aos 39 minutos do segundo tempo
Gols: Rogério, aos dois, e Fernando Viana, aos nove minutos do primeiro tempo; Fabinho, aos 28 minutos do segundo tempo

AVAÍ
Vagner, Marrone (Bocão), João Filipe, Bruno Maia (Wilker) e Thiago Carleto; Eduardo Costa, Eduardo Neto, Diego Felipe e Marquinhos; Anderson Lopes e Willen (Jean Silva)
Técnico: Geninho

JOINVILLE
Ivan, Edson Ratinho, Guti, Bruno Aguiar e Rogério; Naldo, Anselmo, Everton (Fabinho) e Marcelo Costa; Fernando Viana (Fillipe Soutto) e Edigar Junio (Schwenck)
Técnico: Hemerson Maria

*Atualizada às 00h06