Topo

Portuguesa perde para Oeste e é rebaixada para a Série C pela primeira vez

Jogadores do Oeste comemoram gol contra a Portuguesa - Jose Luis Silva / AGIF
Jogadores do Oeste comemoram gol contra a Portuguesa Imagem: Jose Luis Silva / AGIF

Do UOL, em São Paulo

28/10/2014 21h18

Da primeira divisão para a terceira. Em 2013, a Portuguesa terminou o Campeonato Brasileiro fora da zona de rebaixamento da Série B, mas acabou caindo após a escalação irregular de Héverton e julgamento no STJD. Agora, menos de um ano depois, o time paulista amarga o rebaixamento para a Série C após ser derrotado pelo Oeste por 3 a 0 nesta terça-feira.

Com 17 pontos atrás do Oeste e apenas mais 15 em disputa, a Portuguesa é rebaixada com cinco rodadas antes do fim do torneio. Em 33 jogos, a equipe venceu apenas três vezes e foi derrotada em 19 oportunidades.

O Oeste sai da zona de rebaixamento com três pontos de vantagem para o Icasa, mas poderá voltar no fim de semana, caso os cearenses vençam o Náutico.

Fases do jogo – Como não poderia ser diferente, o jogo começou muito tenso. Como ambos os times brigavam contra o rebaixamento, as equipes pecavam muito no nervosismo, erravam passes e pouco assustavam os goleiros.

Mas, quando Cristiano fez boa jogada e invadiu a área, Brinner derrubou o atleta e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Denis não deu nenhuma chance para Rafael Santos.

No começo do segundo tempo, a Portuguesa teve uma grande chance de empatar a partida, mas, Léo Costa parou no goleiro Anderson após cobrar uma falta por bola recuada.

A reação da Portuguesa parou por aí. Na sequência, o goleiro Rafael Santos cometeu uma grande falha e cedeu o segundo gol, desta vez Reis marcou. Depois de estar perdendo por 2 a 0, o time da capital praticamente assumiu o rebaixamento e nada criou em campo.

Cristiano, que já havia participado dos dois primeiros gols, teve tempo de coroar sua atuação com um gol e definir o duelo.

Melhor – Cristiano: Um pênalti sofrido, uma assistência e um gol em 66 minutos em campo. O jogador foi decisivo em todos os lances que deram a vitória para o time do interior. Depois de deixar sua marca, ele deixou o gramado sentindo o cansaço.

Pior – Rafael Santos: Qualquer chance de reação da Portuguesa acabou em uma grande falha do goleiro, ex-Corinthians. O goleiro fez golpe de vista e deixou a bola sair pela linha de fundo, mas não percebeu que tinha um jogador atrás dele. O atleta conseguiu rolar para o meio e dar assistência para o segundo gol do Oeste.

Para lembrar.

Primeira vez. A Portuguesa nunca tinha sido rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro em sua história.

Confusão. A passagem da Portuguesa pela Série B deste ano teve direito até a uma derrota por W.O. A equipe deixou o gramado na estreia contra o Joinville graças a uma decisão judicial e acabou perdendo os pontos.