Topo

ABC vence, mantém distância para zona de risco e complica vida do América

Do UOL, em Belo Horizonte

01/11/2014 19h11

Treze minutos depois de ter desperdiçado chance incrível, irritando os torcedores do seu time, o atacante Rodrigo Silva marcou o gol que garantiu a vitória do ABC sobre o América-MG, por 1 a 0, neste sábado, no Estádio Frasqueirão, em Natal. Nesse curto período de tempo, na etapa final da partida, o centroavante do time anfitrião foi de vilão a herói, e foi decisivo para impor um resultado que complica muito a busca americana de acesso à elite do futebol brasileiro. Nos acréscimos, Mancini ainda mandou a bola no travessão do time anfitrião, desperdiçando a chance do empate.

A vitória do ABC quebra série de invencibilidade de nove jogos do América-MG na Série B e o deixa bem mais distante do seu objetivo de chegar ao G4. Caso tivesse conseguido sua terceira vitória consecutiva, o time americano terminaria a 33ª rodada a apenas um ponto da zona de acesso à elite do futebol brasileiro. Como perdeu, manteve-se com 48 pontos e está a quatro do Atlético-GO, quarto colocado.

Com 15 pontos ainda a serem disputados, o América-MG não pode ser considerado fora do páreo, mas a situação é muito complicada.“Era difícil, agora, ficou muito mais difícil. temos que fazer as contas, matematicamente ainda tem chances remotas. Mas vamos jogo por jogo, ponto por ponto para tentar a tão sonhada Série A", afirmou o veterano meia americano Mancini. Já o ABC, que pressionou a maior parte do tempo, conseguiu a vitória em uma jogada de bola aérea, que tentou o tempo todo. Com o seu 12º triunfo, a equipe potiguar está 100% com o técnico Roberto Fonseca, já que venceu os dois jogos desde a saída do ex-americano Moacir Júnior, e chegou a 41 pontos, mas manteve três pontos da zona de rebaixamento.

As fases do jogo: O ABC começou melhor o jogo, tentando fazer valer o fato de ser o mandante. Logo no 1º minuto, o goleiro americano João Ricardo salvou o time visitante, que tentou equilibrar as ações, mas tinha dificuldades para evitar a marcação sob pressão do adversário e que não chegava ao ataque. A equipe potiguar exigia do goleiro do time mineiro. Aos 25 min, Madson, em belo voleio, obrigou João Ricardo a nova difícil intervenção.

O América só ameaçou, aos 27 min, quando o goleiro Gilvan evitou a finalização de Obina. Aos 35 min, reclamação americana de pênalti não marcado sobre Willians. Na reta final dessa etapa, os dois times criaram suas melhores chances. Aos 44 min, João Paulo, livre, chutou para fora e, no minuto seguinte, Obina finalizou duas vezes, uma em cima do goleiro Gilvan e outra para fora.

Cada time voltou com uma mudança para o segundo tempo. O ABC, que já havia trocado de lateral esquerdo por contusão, voltou como Diego Jussani na zaga, no lugar de Marlon. Já o América-MG teve Mancini na vaga de Tchô. E a etapa final foi mais ofensiva. Logo aos 3 min, Rodrigo Silva, na pequena área, recebeu cruzamento e tocou para fora, desperdiçando a melhor chance do jogo. A resposta americano não demorou e, aos 8 min, Obina, de cabeça, colocou a bola para fora. O jogo seguiu aberto com chances criadas e desperdiçadas pelos dois lados. Aos 16 min, de cabeça, Rodrigo Silva fez o gol do ABC. O América buscou o empate mais na base da raça do que não técnica, mas não teve êxito.

O melhor: Daniel Amora – Foi responsável pelas melhores jogadas ofensivas do ABC, atuando pelo lado direito do ataque. Foi assim, que participou diretamente do gol de Rodrigo Silva, ao fazer o cruzamento na medida para o centroavante.

O pior: Tchô – Jogador habilidoso e criativo, que é responsável pela armação das principais jogadas de ataque do seu time, Tchô teve atuação apagada nos 45 minutos em que esteve em campo e foi substituído por Mancini, no intervalo.

A chave do jogo: Bola área do ABC – Tchô e Gilson, principais encarregados da criação de jogadas no meio de campo do América-MG não entraram no jogo. Dessa forma, a bola não ficava no ataque visitante, atraindo o ABC para a pressão. E o time potiguar conseguia atacar pelos lados do campo, criando perigo constante para o adversário. Mas, faltava criatividade aos jogadores do ABC, que insistiam na bola aérea. Enquanto a equipe potiguar usava as pontas, mas falhava nos cruzamentos e passes, o América insistia pelo meio, setor congestionado pelo time anfitrião. Mas a persistência na bola alta do ABC foi premiada, com um gol de cabeça de Rodrigo Silva.

Para lembrar:

Lembrança ruim americana. No primeiro turno da Série B, na 14ª rodada, o América-MG venceu o ABC, por 1 a 0, com gol de Obina, em 2 de agosto. Mas, por ter escalado o lateral esquerdo Eduardo, de forma considerada irregular pelo STJD, perdeu seis pontos, o que dificultou bastante a sua luta pelo acesso à Série A.

Terceiro amarelo. Por falta cometida aos 17 min do primeiro tempo, o zagueiro Vitor Hugo recebeu o amarelo e, por ser o terceiro, terá de cumprir automática na próxima partida, sábado que vem, no Independência, diante do Icasa. Mesmo caso do lateral esquerdo Raul, advertido aos 14 min do segundo tempo.

Pênalti não marcado e contusão. Aos 35 min, o América reclamou da não marcação de pênalti sobre Willians, em lance que acabou provocando a saída do jogo, por contusão no ombro do lateral esquerdo Gleidson, do ABC, que se envolveu no lance. O técnico Roberto Fonseca colocou Luciano Amaral em campo.

ABC 1 X 0 AMÉRICA-MG

Data: 2/11/2014 (sábado)
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Auxiliares: Fábio Pereira (TO) e Alexandre Kleiniche (RS)
Cartões amarelos: Vitor Hugo, Raul, Gilson (América);
Público: 5.719 pagantes
Renda: R$ 51.297,00
Gols: Rodrigo Silva, aos 16 min do segundo tempo

ABC
Gilvan; Madson, Suéliton, Marlon (Diego Jussani) e Gleidson (Luciano Amaral); Fábio Bahia, Marcel, Daniel Amora e Ronaldo Mendes; Rodrigo Silva e João Paulo (Alvinho)
Técnico: Roberto Fonseca

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul (Bruninho); Leandro Guerreiro, Magrão (Renan Oliveira), Tchô (Mancini) e Gilson; Willians e Obina
Técnico: Givanildo Oliveira