Topo

Boa Esporte supera luto por morte de lateral, vence o Ceará e sonha com G4

Do UOL, em Belo Horizonte

01/11/2014 22h51

O Boa Esporte conseguiu superar o luto pela morte do seu ex-lateral esquerdo Edson Piaui, que morreu na sexta-feira, em Floriano, no Piauí,venceu o Ceará por 3 a 1, na noite deste sábado em Varginha, ultrapassou o rival na tabela de classificação e aumentou o sonho de entrar no G4 da série B.

Com a vitória sobre o Ceará, neste sábado, o Boa Esporte chegou aos 50 pontos, mesma pontuação do time cearense, que acabou sendo ultrapassado por ter uma vitória a menos. Em sétimo lugar, a equipe de Varginha sonha ainda mais com o acesso para a primeira divisão em 2015. O clube está a dois pontos de Avaí, quinto e Atlético-GO quarto para conseguir entrar no G4.

Edson Piauí estava em férias na sua cidade natal. O atleta havia sido dispensado pelo Boa Esporte nesta semana, tendo feito dez jogos pelo clube. O jogador já estava acertado com o Rio Claro, para disputar o Campeonato Paulista do próximo ano. Porém, após desentendimento em uma churrascaria, o atleta e seu irmão foram acertados com vários tiros. O lateral esquerdo acabou não resistindo. O fato abalou os ex-companheiros de equipe.

As fases do jogo: A partida deste sábado teve clima de velório para o Boa Esporte. Os jogadores não esconderam o abalo pela morte do ex-companheiro. A notícia foi confirmada para eles neste sábado, durante a concentração. Apesar do abalo emocional, a equipe de Varginha conseguiu mostrar bom futebol e construiu uma vitória tranquila em cima do Ceará, que foi dedicada a Piauí.

Em campo, o Boa Esporte mostrou que vive bom momento na série B, onde luta para entrar no G4 e partiu para o ataque para cima do Ceará. Logo aos onze minutos, a equipe mineira abriu o marcador com gol de Tomas. O tento inicial modificou a partida e sete minutos depois, Clébson ampliou, com um belo gol em finalização de letra.

“Baque muito grande, conheço ele há dez anos, trabalhei na base, a gente ficou sabendo a notícia na concentração. Esperamos poder confortar a família dele”, disse Clébson, que homenageou Piauí com o gol marcado.

No segundo tempo, o Boa Esporte voltou com a tática de aproveitar os espaços dados pelo Ceará para tentar ampliar o marcador. E logo aos seis minutos, o atacante Diego decidiu a vitória, aproveitando falha defensiva do adversário para fazer 3 a 0. O Ceará partiu para o ataque e diminuiu aos 30 minutos, com Bill.

O melhor: Clébson O meia teve atuação de destaque. Além de marcar um dos gols do Boa Esporte, criou outras oportunidades para a equipe de Varginha.

O pior: Sandro- O zagueiro teve dificuldades para segurar a boa movimentação do ataque do Boa Esporte e foi batido em algumas oportunidades

A chave do jogo: Gol no início da partida: O Boa Esporte abriu o placar logo aos 11 minutos da primeira etapa, com Tomas. O gol inicial desestabilizou o Ceará, que iniciou a partida com proposta de jogar fechado, para sair em contra-ataque.

Toque dos técnicos : O técnico PC Gusmão mandou a sua equipe para o ataque e fez substituições para deixar o time mais ofensivo. O fato até surtiu algum efeito, com o Ceará tendo mais oportunidades no ataque. Já o Boa Esporte retornou com a postura de buscar o contra-ataque. Em um destes lances, o time mineiro marcou o terceiro gol, bastante comemorado pelo técnico Nedo Xavier.

Para lembrar:

Pacotão de dispensas: Além do lateral esquerdo Piauí, a diretoria do Boa Esporte anunciou, no mesmo dia, o desligamento de outros cinco atletas. Os volantes Josa, Betinho e Wendel, o meia-atacante Malaquias e o goleiro Leandro foram dispensados.

Ceará em queda: O time cearense, comandado por PC Gusmão, chegou a sua quarta derrota consecutiva na Série B. Antes de ser derrotado pelo Boa, havia sido batido pelo Santa Cruz (2 a 0), Icasa (2 a 1) e Joinville (3 a 0).

Atacante perde gol inacreditável:Apesar da vitória com tranquilidade do Boa Esporte para cima do Ceará, o atacante Romão, que entrou no segundo tempo não viveu um bom momento no jogo. O atleta perdeu um gol com o goleiro rival caído e com o gol todo aberto. Porém, ao tentar colocar força no chute, acabou mandando por cima da meta