Topo

Ponte bate Sampaio com gol contra, retoma ponta e se aproxima da Série A

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/11/2014 18h10

A Ponte Preta retomou a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Mostrando um futebol consistente e tomando poucos sustos, a equipe de Campinas derrotou o Sampaio Corrêa por 1 a 0 neste sábado, no Moisés Lucarelli, e ficou ainda mais próximo da elite do futebol nacional. O zagueiro Mimica, contra, marcou o único gol da partida e os donos da casa chegaram aos 12 jogos sem perder. Por outro lado, os maranhenses seguem com 47 pontos e perderam a chance de encostarem no G-4.

Fases do jogo:
A partida começou com a Ponte Preta tentando implantar uma pressão no Sampaio Corrêa e quase abriu o placar com apenas um minuto de jogo. Rafael Costa cruzou da esquerda e Cafu finalizou por cima do gol de Rodrigo Ramos. Os donos da casa seguiam com um futebol mais consistente e tiveram duas boas chances, aos oito. O zagueiro Mimica, porém, estava atento e fez o corte.

O time paulista seguia com maior posse de bola, mas errava muito no último passe e o jogo seguia empatado. O Sampaio Corrêa seguia com uma postura defensiva na expectativa de explorar um erro do adversário para abrir o placar. O árbitro Antônio Neuricláudio Costa optou pela parada técnica, aos 23, para os atletas se hidratarem.

A equipe mandante mantinha o maior domínio da bola e na construção das jogadas. A marcação era bem feita pelo Sampaio Corrêa, mas os donos da casa conseguiram sair na frente, aos 45. Após cruzamento da direita, Roni tenta desviar e Mimica marca contra.

O segundo tempo começou com um panorama parecido. Vinicius Saldanha mexeu no Sampaio Corrêa ao colocar Hiltinho no lugar de Cleitinho. A Ponte Preta retornou com a mesma formação, mas seguia com um melhor futebol e quase marcou o segundo, aos sete, quando Renato Cajá finalizou de fora da área e a bola bateu no travessão.

O Sampaio Corrêa melhorou seu rendimento e assustou o sistema defensivo da Ponte Preta em alguns lances. Mesmo assim, os donos da casa continuavam criando os lances mais claros de gol, principalmente nos contra-ataques.

A equipe maranhense ficou mais ofensiva, principalmente nos quinze minutos finais, na expectativa de buscar pelo menos o empate. No entanto, os paulistas se defenderam com qualidade e asseguram a 18ª vitória na Série B.

O melhor:
Cafu.
O atacante da Ponte Preta mostrou sua costumeira velocidade e habilidade. Ele participou de diversos lances ofensivos e a defesa do Sampaio Corrêa teve dificuldade para marcá-lo.

O pior:
Eloir.
O meia do Sampaio Corrêa teve dificuldade para fugir da forte marcação da Ponte Preta e não conseguiu contribuir em uma possível reação.

Chave do jogo:
A Ponte Preta mostrou um futebol mais consistente desde o início da partida, mas contou com um lance de sorte para abrir o marcador. O time paulista se resguardou na segunda etapa, mas esteve mais próximo de ampliar sua vantagem nos contra-ataques.

Para lembrar:

Rasteira.
Jonas deu uma entrada em Adilson Batista, aos 29 do primeiro tempo, e o volante da Ponte Preta derrubou Guto Ferreira ao deslizar para fora do campo. O lance não passou de um susto e os jogadores do clube paulista colocaram a mão na frente do rosto para rir da jogada.  

Suspenso. O lateral esquerdo Gilton Ribeiro recebeu o terceiro cartão amarelo na tarde deste sábado e desfalca o Sampaio Corrêa na próxima partida.

Estreia. O lateral direito Jeferson defendeu pela primeira vez a camisa da Ponte Preta em uma partida pelo time profissional. O jogador tem somente 18 anos e conviveu com muitas lesões esse ano.

Inimigo? Em duas jogadas pelo alto, o atacante Rafael Costa tentou cabecear para o gol e atrapalhou Cafu na conclusão.

Próxima rodada. O Sampaio Corrêa volta a jogar na terça-feira, às 21h50, contra o Joinville, no Castelão. Por outro lado, a Ponte Preta visita o Bragantino, sábado, às 16h20, no Nabi Abi Chedid.

PONTE PRETA 1 x 0 SAMPAIO CORRÊA

Data:
1º/11/2014 (sábado)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Antônio Neuricláudio R. Costa (AC)
Auxiliares: Rener Santos e Carvalho (AC) e Jander Rodrigues Lopes (AM)
Público: 11.177 pagantes
Renda: R$ 175.758,00
Cartões amarelos: Gilvan (Ponte Preta); Mimica, Gilton Ribeiro, Luiz Otávio e Eloir (Sampaio Corrêa)
Gol: Mimica (contra), aos 45 minutos do primeiro tempo

PONTE PRETA
Roberto, Jeferson (Daniel Borges), Tiago Alves, Gilvan e Bryan; Adilson Goiano (Raphael Silva), Juninho, Renato Cajá e Roni (Thomás); Cafu e Rafael Costa
Técnico: Guto Ferreira

SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Ramos; Edimar, Luiz Otávio e Mimica; Cleitinho (Hiltinho), Jonas (Cascata), Marino (Márcio Diogo), Uillian Correa, Eloir e Gilton Ribeiro; Willian Paulista
Técnico: Vinícius Saldanha