Topo

Everton Costa faz seu 1º treino no Vasco depois de sofrer arritmia cardíaca

Everton Costa faz sinal de positivo em seu retorno aos treinos no Vasco - Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco
Everton Costa faz sinal de positivo em seu retorno aos treinos no Vasco Imagem: Marcelo Sadio / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/11/2014 14h04

Enquanto o ambiente político do clube ferve às vésperas da eleição, a manha desta quarta-feira foi agitada no que se refere ao time do técnico Joel Santana. Pela primeira vez, desde que sofreu uma arritmia cardíaca em abril, o atacante Everton Costa realizou um treinamento no Vasco. Paralelamente a isso, a torcida formou uma longa fila por ingressos para a partida deste sábado, contra o ABC, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Everton iniciou a primeira etapa de seu processo para tentar retornar ao futebol profissionalmente. Acompanhado do fisiologista cruzmaltino Paulo Figueiredo, ele realizou um leve trabalho físico na academia que fica situada em frente ao CFZ, clube de Zico que o Vasco tem utilizado com frequência.

Feliz, ele comemorou o recomeço em seu Instagram postando uma foto brincando com sua filha:

“Deus é Fiel! Depois do milagre de sobreviver, voltar a trabalhar é um sonho! Primeiro treino foi academia. Feliz demais de voltar ao grupo! Tudo no tempo de Deus!”.

Em campo, a grande novidade foi a participação do zagueiro Douglas Silva, recuperado de uma entorse no tornozelo direito, entre os reservas no coletivo.

Com Rodrigo suspenso, Rafael Vaz formou a dupla de zaga titular ao lado de Luan. A equipe atuou com Martín Silva, Diego Renan, Luan, Rafael Vaz e Lorran; Guiñazu, Aranda, Pedro Ken e Douglas; Maxi Rodríguez e Kleber.

Entenda o caso de Everton Costa
No dia 16 de abril, na partida entre Vasco e Resende, pela Copa do Brasil, em São Januário, Everton Costa sentiu dores no peito no início do segundo tempo. Após pedir para ser substituído, ele sofreu um mal súbito no banco de reservas e teve que ser reanimado na ambulância do estádio.

Encaminhado ao hospital, o jogador passou por uma bateria de exames onde foi constatada uma miocardite (inflamação no músculo do coração), o que gerou uma arritmia cardíaca.

Após período de observação e uma nova ressonância magnética, foi diagnosticado que não houve uma grande evolução no quadro de recuperação e uma espécie de cicatriz ficou na região inflamada do coração do atleta.

Diante do fato, o cardiologista Gustavo Gouvea optou por um procedimento cirúrgico chamado de "desfibrilador implantado", que consiste em colocar um dispositivo que dispara choques automaticamente caso a pessoa apresente um novo quadro de arritmia.

Na última segunda-feira, em coletiva no CFZ, os médicos de Everton detalharam o trabalho que será feito a partir de agora com o atacante.