Topo

De virada e com golaço, Boa Esporte vence América-RN e dorme no G-4

Do UOL, em Belo Horizonte

07/11/2014 21h21

O Boa Esporte deu um passo importante para alcançar o acesso à primeira divisão em 2015. Com um golaço de Tomas, que fez dois na partida, o time mineiro venceu o América-RN, por 3 a 1, de virada, nesta sexta-feira, e assumiu provisoriamente o quarto lugar na tabela da Série B. Com o revés, o time potiguar permaneceu na zona de rebaixamento.

Com o triunfo na Arena das Dunas, o Boa chegou a 53 pontos e desbancou o Avaí, que caiu para o sexto lugar. Os catarinenses foram ultrapassados também pelo Atlético-GO, que empatou sem gols como Ceará e chegou aos mesmos 53, mas ambos têm uma vitória a menos que os mineiros. Para permanecer em quarto lugar, o time mineiro terá de torcer pelo tropeço do Santa Cruz, que enfrenta o rival Náutico no sábado e pode chegar a 54.

A derrota em casa frustrou os planos do América-RN, que esperava dormir fora da zona de degola. A equipe de Natal permaneceu na 18ª posição com 36 pontos.

No próximo sábado (15), o América volta a jogar na Arena das Dunas, contra o Icasa. No mesmo dia,  o Boa Esporte enfrenta o Sampaio Correia no Castelão, em São Luis, no Maranhão.

O primeiro tempo foi bastante movimentado na Arena das Dunas. O América teve a chance de abrir o placar aos 6min. O árbitro assinalou pênalti de Ciro em Valber. Rodrigo Pimpão cobrou no canto esquerdo, mas o goleiro João Carlos defendeu.

O time da casa não se abalou com a oportunidade desperdiçada e abriu o placar quatro minutos depois. Depois de uma boa trama do ataque americano, Isac ficou livre para chutar forte e estufar as redes de João Carlos.

Além da forte pressão no início da partida, o Boa Esporte sofreu duas baixas com apenas 17 minutos de bola rolando. O time mineiro perdeu o atacante Diego e o lateral Tinga por contusão. Eles foram substituído por Fernando Karanga e Edmar.

Apesar dos problemas, o Boa empatou a partida aos 18min com um belo gol de Tomas. O meia recebeu próximo a área e tocou por cima do goleiro Andrey, que estava adiantado. O time mineiro quase virou aos 34min com Fernando Karanga. Aos 45min, Ciro quase marcou contra ao tentar cortar uma bola quando o América atacava.

No segundo tempo, o Boa Esporte voltou melhor e, com sete minutos de jogo, teve duas chances para marcar. Na primeira, aos 5min, Fernando Karanga recebeu livre, mas finalizou em cima de Andrey. Em seguida, William Magrão acertou o travessão.

O time mineiro seguiu pressionando e virou a partida aos 14min, novamente com Tomas, mas desta vez em cobrança de falta. O Boa ampliou aos 25min. Num contra-ataque rápido, Fernando Karanga entrou livre na área, passou pelo goleiro e tocou rasteiro para o gol.

Atualizada às 23h04