Topo

Vasco vence ABC, encerra jejum e minimiza pressão na Série B

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/11/2014 18h16

A diretoria fez campanha, a torcida compareceu em bom número ao Maracanã e o Vasco, enfim, fez as pazes com a vitória. Após quatro jogos de jejum – dois empates e duas derrotas – no Campeonato Brasileiro da série B, o time de São Januário venceu o ABC por 1 a 0 neste sábado, minimizando a pressão nas rodadas finais da competição. Douglas, de pênalti, garantiu o resultado positivo para o Cruzmaltino.

Com o triunfo, o time de São Januário chegou aos 59 pontos restando quatro rodadas para o fim, manteve a terceira colocação na tabela e ampliou a diferença para o quinto colocado – Atlético-GO, que tem 53. Já o ABC, que ainda luta para não entrar na zona do rebaixamento, ficou estacionado nos 41 pontos, ocupando a 13ª posição.

Fases do jogo: O apoio da torcida embalou o Vasco no início do jogo. Empurrado pelas arquibancadas, a equipe cruzmaltina dominou as primeiras ações. No entanto, era nítida a falta de velocidade e criatividade para superar a retranca do ABC. Os visitantes não se assustavam com as investidas dos cariocas e ainda se arriscavam em contra ataques.

O cenário não se alterou durante praticamente todo o primeiro tempo, incomodando a torcida presente ao Maracanã. Em alguns lances era possível perceber vaias e xingamentos ao time que quase não pressionava o adversário. Somente um pênalti cometido pelo goleiro Gilvan nos acréscimos da etapa inicial acalmou os vascaínos.

Após falha da zaga do ABC, Diego Renan cruzou da esquerda, Diego Jussani furou e a bola sobrou para Carlos César, que foi derrubado pelo arqueiro potiguar. Douglas cobrou no canto direito do goleiro Camilo, que entrou na vaga do expulso Gilvan. A bola bateu na trave e morreu no fundo das redes, deixando o Vasco na frente do placar: 1 a 0.

Na volta do intervalo, Joel Santana colocou Thalles na vaga de Pedro Ken e deixou o Vasco um pouco mais ofensivo. Mas o time ainda tinha problemas para furar a defesa bem postada do ABC.

Com o passar do tempo, os potiguares já não ameaçavam tanto nas respostas em saída de bola, bem como o Vasco não demonstrava gás para amplicar o marcador. A metade final do segundo tempo acabou sendo arrastada, o que favoreceu os cariocas. O Cruzmaltino administrou a vantagem mínima e garantiu a primeira vitória após cinco jogos.

Melhor: Douglas – mesmo criticado pela torcida durante parte do jogo e longe da melhor forma, foi a principal opção ofensiva do Vasco. Se movimentou bem, arriscou em finalizações e cobrou o pênalti que garantiu a vitória.

Pior: Pedro Ken – limitado, não cumpriu seu papel na armação e ainda deixou espaços na marcação. Foi sacado no intervalo

Chave do jogo: Pênalti salvador nos acréscimos do primeiro tempo. Pressionado pela torcida e pelo adversário, o Vasco conseguiu um alívio na sequência de falhas da defesa do ABC que gerou o gol de pênalti de Douglas

Para lembrar: O Vasco não jogava no Maracanã desde a final do Campeonato Carioca – 13 de abril. Naquele jogo, Douglas também foi o autor do gol vascaíno no empate por 1 a 1 com o Flamengo. Na ocasião, o Rubro-negro ficou com o título da competição.

No próximo sábado, pela 35ª rodada, o Vasco encara o Ceará na Arena Castelão. Já o ABC volta a campo na terça-feira, quando enfrenta a já rebaixada Portuguesa no Canindé.

O jogo deste sábado foi o primeiro do zagueiro Anderson Salles com a camisa do Vasco. Contratado em maio, o jogador ganhou uma chance já que os titulares Rodrigo (suspenso) e Douglas Silva (lesionado) não tinham condições de jogo.

VASCO 1 x 0 ABC-RN

Data: 08/11/2014 (sábado)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Auxiliares: Fabio Rogério Baesteiro (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
Público: 42.408 pagantes / 49.460 presentes
Renda: R$ 1.324.410,00
Cartões amarelos: Madson e Suéliton (ABC)
Cartão vermelho: Gilvan (ABC)
Gol: Douglas, aos 49 minutos do primeiro tempo

Vasco
Martín Silva; Carlos César, Luan, Anderson Salles e Diego Renan; Guiñazu, Aranda, Pedro Ken (Thalles) e Douglas (Rafael Silva); Maxi Rodríguez e Kleber (Edmilson)
Técnico: Joel Santana

ABC
Gilvan; Madson, Suéliton, Diego Jussani e Samuel; Fábio Bahia, Marcel (Somália), Daniel Amora e Ronaldo Mendes; Rodrigo Silva (Alvinho) e João Paulo (Camilo)
Técnico: Roberto Fonseca