Topo

Portuguesa empata no Canindé e deixa ABC sob perigo na Série B

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 21h21

Agora que está rebaixada à Série C do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa resolveu pontuar nas partidas e incomodar os adversários. Última colocada da Série B, a equipe segurou empate por 0 a 0 contra o ABC na noite desta terça-feira, no Canindé, resultado que complica o adversário na busca por permanecer na segunda divisão do futebol nacional.

Isso porque, com o ponto conquistado, o ABC chega aos 42 pontos e pode terminar a rodada, no final de semana, à beira da zona de rebaixamento, já que há três times com 39 pontos - incluindo o Oeste, primeiro a ocupar a área da degola. A Portuguesa, que na última rodada venceu o Luverdense, tem agora 25 pontos, ainda distante de sequer deixar a lanterna.

Na próxima rodada, o time paulista joga contra contra o Avaí fora de casa, em confronto marcado para terça-feira, às 19h30 (de brasília), no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC). No mesmo dia, porém às 21h50, o ABC encara o Ceará dentro de casa, na Arena das Dunas, em Natal (RN).

No Canindé, a Portuguesa não se deixou dominar e chegou a ameaçar e pressionar o ABC em alguns momentos da partida. O primeiro tempo contou com um lance polêmico: aos 29min, Samuel lançou para Madson, que invadiu a área lusitana e acabou se enroscando com Luciano Castán, mas a arbitragem mandou a jogada seguir, irritando o time potiguar.

Aos 42min, a Portuguesa quase marcou em cruzamento de Felipe Nunes que passou pela zaga do ABC até sobrar para a finalização de Gabriel Xavier - a bola passou rente à trave esquerda de Camilo. No segundo tempo, o ABC teve sua melhor chance em lançamento de Daniel Amora para João Paulo, que bateu para fora na saída do goleiro Rafael Santos.

A resposta da Portuguesa saiu aos 24min, com falha da zaga do ABC. Gabriel Xavier aproveitou, invadiu a área e chutou com força, mas o goleiro Camilo espalmou e evitou a derrota do ABC no Canindé.