Topo

América-MG vence, aumenta a crise do Avaí e encosta no G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2014 23h39

O América-MG segue na luta para conseguir o acesso para a elite do futebol nacional. O time mineiro derrotou o Avaí por 3 a 0 nesta sexta-feira, no Independência, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e encostou no G-4. Adalberto, Obina e Willians marcaram os gols da partida. Por outro lado, os catarinenses chegaram ao sexto jogo sem vencer e a ampliou sua crise na competição.

Fases do jogo:

A partida começou muito aberta e com boas chances para os dois times.  O Avaí chegou a abrir o placar, aos quatro, mas a arbitragem anulou marcando impedimento. Revson arriscou de longe, a bola desviou na zaga e chegou em Roberto. O atacante chegou a driblar o goleiro antes de colocar a bola na rede.

Os donos da casa tentavam explorar a velocidade de seus laterais e do atacante Willians. O time chegou a criar algumas chances, mas o goleiro Vagner estava atento e não deu susto na torcida catarinense.

O América-MG esteve próximo do gol, aos 21, em um contra-ataque bem armado. Obina finalizou cruzado na saída de Vagner e a bola chegou em Gilson. O meia finalizou mal e chutou por cima da meta catarinense. Os donos da casa seguiam melhores em campo, mas seguiam com pouca inspiração nas finalizações.

No fim da etapa, aos 40, o Avaí perdeu um gol incrível. João Ricardo cortou mal ao receber uma bola recuada e Marquinhos rolou para Roberto. O atacante chutou cruzado para fora. O primeiro tempo terminou mesmo empatado sem gols.

O segundo começou com o América-MG mostrando um futebol consistente. Com apenas dois minutos, Gilson cobrou uma falta pelo alto e Adalberto marcou de cabeça.

O ritmo da equipe mineira permaneceu forte e Obina sofreu pênalti, aos 15, ao ser derrubado por Eduardo Costa. O próprio atacante cobrou para vencer Vagner, no minuto seguinte. Os donos da casa passaram a jogar nos erros do adversário e chegaram ao terceiro gol, aos 26. Renan Oliveira lançou em velocidade e Willians chutou na saída do arqueiro do Avaí.

A vitória estava bem encaminhada, mas Obina acabou sendo expulso, aos 32. O atacante reclamou asperamente com o árbitro Flavio Rodrigues de Souza e recebeu o cartão vermelho de forma direta.

O time mineiro passou a jogar de forma defensiva nos minutos finais e esteve próximo do quarto gol em alguns contra-ataques. No fim, aos 43, João Filipe deixou o campo com dores no tornozelo e igualou o número de jogadores do adversário. A vitória dos donos da casa estava assegurada.

O melhor:
Renan Oliveira.
O meia entrou no segundo tempo no lugar de Mancini e mudou a história da partida. Ele mudou a dinâmica da partida e ainda deu o passe para Willians marcar o terceiro gol.

O pior:
Marquinhos.
O experiente meio-campo do Avaí esteve longe dos seus melhores dias e não conseguiu contribuir para sua equipe conseguir um melhor resultado.

Chave do jogo:
Após um primeiro tempo equilibrado, o América-MG iniciou a segunda etapa com um comportamento diferente e venceu o Avaí com certa facilidade.

Para lembrar:

Suspenso.
O zagueiro Adalberto recebeu o terceiro cartão amarelo na noite desta sexta-feira e desfalca o América-MG na próxima partida.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na terça-feira. O Avaí enfrenta a Portuguesa, às 19h30, na Ressacada. Por outro lado, o América-MG enfrenta o Luverdense, às 21h50, no Passo das Emas.
 
AMÉRICA-MG 3 x 0 AVAÍ

Data:
14/11/2014 (sexta-feira)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Alex Alexandrino (SP)
Cartões amarelos: Adalberto, Raul, Gilson (América-MG); Eduardo Costa (Avaí)
Cartão vermelho: Obina (América-MG), aos 32 minutos do segundo tempo
Gols: Adalberto, aos dois, Obina, aos 16, e Willians, aos 26 minutos do segundo tempo

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro (Thiago Santos) , Andrei Girotto, Mancini (Renan Oliveira) e Gilson; Willians (Magrão) e Obina
Técnico: Givanildo de Oliveira

AVAÍ
Vagner; Bocão (Diego Felipe), Antonio Carlos, Pablo e Eltinho; Eduardo Costa, Revson (Diego Viana), João Filipe e Marquinhos; Anderson Lopes (Bruno Mendes) e Roberto
Técnico: Geninho