Topo

Resultados da rodada ajudam e América-MG volta a sonhar com acesso

Do UOL, em Belo Horizonte

16/11/2014 13h07

A vitória sobre o Avaí, por 3 a 0, na noite da última sexta-feira, no Independência, somada às derrotas de Atlético-GO, Santa Cruz e Boa Esporte para Paraná, Bragantino e Sampaio Corrêa, pela 35ª rodada da Série B, permite que o América-MG volte a ter chances de obter um histórico acesso. Punido com a perda de seis pontos por escalação irregular, o time americano faz campanha de recuperação e está a dois pontos do G4.

O América-MG tem 52 pontos, enquanto o Ceará, que venceu o Vasco, sábado, em Fortaleza, por 2 a 0, soma 54 e fecha momentaneamente o G4. O complicador para o time americano é que existem três concorrentes diretos, com 53 pontos, que se colocam entre o alviverde belo-horizontino e o grupo que se classifica para a próxima Série A do Brasileiro.

Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí – quinto, sexto e sétimo colocados –, somam 53 pontos. O América-MG, oitavo classificado, pode até terminar a 36ª rodada entre os quatro primeiros colocados, desde que vença o Luverdense, no campo do adversário, na próxima terça-feira, e conte com derrotas de Ceará, Boa, Atlético-GO e Avaí, que enfrentam ABC, Joinville, Bragantino e Portuguesa.

Caso não tivesse sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com a perda de seis pontos pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, o América-MG estaria com 58 pontos, na quarta colocação e a um do Vasco, o terceiro colocado, com 59.

Após a definição da perde de seis pontos pelo Pleno do STJD, que reviu decisão em primeira instância que tirava um número maior de pontos, o América-MG ficou nove jogos invictos, com seis vitórias e três empates (77,77% de aproveitamento), que o mantiveram no área.

Depois dessa série, no entanto, vieram dois tropeços seguidos – derrota para o ABC e empate com o Icasa, como mandante, em 1 a 1 –, que pareciam ter deixado o time americano definitivamente fora da disputa. Mas os resultados da 35ª rodada mostraram que ainda há uma tênue esperança na qual jogadores, torcedores e o técnico Givanildo Oliveira procuram se agarrar. “Continuamos vivos”, resumiu o treinador americano.