Topo

Boa supera 'falta de luz', vence líder Joinville e chega ao G4 da Série B

Do UOL, Em Belo Horizonte

18/11/2014 23h58

Com um gol de Tomas, aos 17 min do segundo tempo, o Boa Esporte venceu o Joinville, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Melão, em Varginha, assumindo a quarta colocação da Série B do Brasileiro, mas não tirou o time catarinense da liderança da competição. Como a Ponte Preta empatou com o América-RN, por 2 a 2, em Campinas, o Joinville se manteve na primeira colocação, com 69 a 68 pontos. O jogo ficou 16 minutos interrompido por falta de energia elétrica, mas depois de resolvido o problema a partida recomeçou e o Joinville não conseguiu empatar, apesar de uma pressão final.

O Joinville sentiu a falta de alguns titulares, especialmente o meia Everton, que deixou a equipe com pouca criatividade no meio de campo. O Boa Esporta também não teve grande atuação, mas jogou o suficiente para chegar aos 56 pontos e conquistar sua 17º vitória, superando o Atlético-GO no número de triunfos: 17 a 16. Dessa forma, os dois adversários desta terça-feira travarão batalhas difíceis nas duas rodadas que faltam pela Série B.

O Joinville pelo título e o Boa pelo acesso à Série A. A equipe catarinense pode até ser campeã na penúltima rodada, desde que vença o Luverdense e a Ponte Preta apenas empate com o América-MG, já que o líder tem dois triunfos a mais do que o clube de Campinas. O Boa será mandante contra o Oeste, numa disputa que promete equilíbrio até a última rodada, já que Atlético-GO e Avaí (ambos com 56) e América-MG, com 55, estão na sua cola.

As fases do jogo: O primeiro tempo, que terminou empatado sem gols, foi marcado pelo equilíbrio e por uma partida disputada em ritmo lento e com poucas chances de gols dos dois lados. Os goleiros João Carlos e Ivan tiveram pouco trabalho nos 45 minutos iniciais. “Rifamos muito a bola, precisamos trabalhar melhor a bola, aproveitando que o campo é bom”, avaliou o lateral Murilo, do Joinville. “O time adversário está bem postado atrás, defendendo com quase toda a equipe. Necessitamos de paciência para o gol sair”, analisou o lateral esquerdo Marinho Donizete.

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo, que continuou equilibrado. Mas, o Boa Esporte soube aproveitar uma das poucas chances e fez seu gol, aos 17 min, por meio de Tomas. Em desvantagem, o Joinville se soltou, em busca do empate, deixando a partida mais aberta e com mais emoção. Aos 43 min, por falta de iluminação no Estádio Melão, o jogo ficou interrompido, até o restabelecimento da energia.

O melhor:Tomas – Não apenas pelo gol que marcou, mas pela movimentação e pelas tentativas de finalizar a gol durante todo o jogo, procurando atuar com objetividade.

O pior:Anselmo – Em uma partida marcada pelo equilíbrio, um erro pode ser fatal e foi o que aconteceu com o volante Anselmo, que vacilou e permitiu o gol adversário.

A chave do jogo: Chance aproveitada – Foi um jogo disputado intensamente, com forte marcação dos dois lados, mas com poucas oportunidades de gol dos dois lados. Nesse cenário, o time que tivesse melhor pontaria, sairia vencedor e foi o que aconteceu, com o Boa, que tirou proveito de finalização certeira de Tomas.

Para lembrar:

Desfalques por suspensão. O técnico Hemerson Maria não pôde contar no jogo com o Boa Esporte com três titulares, que cumpriram suspensão: o lateral direito Edson Ratinho, o zagueiro Bruno Aguiar e o meia Everton, que foram substituídos por Murilo, Thiago Medeiros e Fillipe Soutto.

Boa reforçado.O zagueiro Thiago Carvalho e o volante William Magrão, que cumpriram suspensão na derrota para o Sampaio Corrêa, por 3 a 0, por causa dos terceiros cartões amarelos, voltaram ao time contra o Joinville.

Boa pressionado. As vitórias de Atlético-GO e Avaí sobre Bragantino e Portuguesa, respectivamente,em jogos iniciados às 19h30, deixaram o Boa pressionado. A equipe de Varginha, no entanto, resistiu bem.

Jogo atrasado por falta de energia. Aos 43 min do segundo tempo, houve queda da energia elétrica no Estádio Melão, em Varginha, o que obrigou a paralisação da partida, que só recomeçou 16 minutos depois, quando as duas torres de iluminação voltaram a funcionar.

BOA ESPORTE 1 X 0 JOINVILLE

Data: 18/11/2014 (terça-feira)
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares: Moisés Aparecido de Souza (PR) e Luiz Henrique Renesto
Cartões amarelos: Marinho Donizete, Eric (Boa); Anselmo, Edigar Junio (Joinville)
Gols: Tomas, aos 17 min do segundo tempo

BOA ESPORTE
João Carlos; Tinga (Franci) (Eric), Lula, Thiago Carvalho e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Willian Magrão (Willian Favoni), Wellington, Tomas e Clebson; Fernando Karanga
Técnico: Nedo Xavier

JOINVILLE
Ivan; Murilo (Schwenck), Tiago Medeiros, Gutti e Rogério; Naldo, Anselmo, Fillipe Soutto (Wellington Saci) e Fernando Viana (Franco); Fabinho e Edigar Júnio
Técnico: Hemerson Maria