Topo

Rivais preparam denúncia contra Boa ao STJD por infração a regulamento da B

Do UOL, em Belo Horizonte

20/11/2014 18h02

Atual quarto colocado da Série B, com 56 pontos, o Boa Esporte pode até entrar para a zona de rebaixamento da competição, caso a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acate notificação de possível irregularidade em escalações do time. Essa denúncia está sendo preparada em conjunto por América-MG, Ceará e Avaí, que pretendem apresentá-la oficialmente ao órgão, nesta sexta-feira.

De acordo com o advogado Henrique Saliba, do América-MG, a notificação dos clubes acusa o Boa Esporte de infração ao artigo 7º, parágrafo único, do Regulamento Específico da Série B, que determina que um clube pode utilizar até cinco jogadores, transferidos de outras agremiações que disputam a mesma competição.

Segundo Henrique Saliba, levantamento realizado pelos três clubes citados aponta que o atacante Romão foi o sexto atleta usado pelo Boa Esporte na edição atual da Série B, nessa condição. Esse jogador havia defendido anteriormente a Portuguesa.

Outros cinco jogadores se transferiram de outros times da Segunda Divisão do futebol brasileiro para o Boa Esporte. “Romão está sendo escalado pelo Boa Esporte, tendo sido relacionado para oito partida, jogando em seis delas”, afirmou Henrique Saliba, em entrevista ao UOL Esporte.

Nessas oito partidas em que Romão foi relacionado, o Boa venceu cinco e perdeu três. A notificação de América, Ceará e Avaí, de acordo com Henrique Saliba, pede que sejam desconsiderados os resultados e que haja perda de três pontos por jogo em que o atacante foi relacionado, ainda que não tenha entrado efetivamente em campo.

Na disputa desta edição da Série B, o América-MG chegou a perder 21 pontos em primeira instância – pena reduzida a perda de seis pontos pelo pleno do STJD –, pela utilização irregular do lateral esquerdo Eduardo. A denúncia foi feita, na ocasião, pelo Joinville, líder da competição e que teve o Boa Esporte como terceiro interessado.

O Pleno puniu o América apenas pelo jogo em que Eduardo efetivamente foi escalado. Avaí, América e Ceará ocupam, respectivamente a sexta, sétima e oitava posições da Série B, com 56, 55 e 54 pontos.

Pelo Twitter, o advogado Lucas Ottoni garante que o atacante Romão, do Boa Esporte, “está e sempre esteve regular”. Segundo ele, esse assunto foi levantado há cerca de 40 dias e “requentado” agora, na reta final da Série B. “A CBF já interpretou casos idênticos, veiculados pela imprensa, e jamais entendeu pela irregularidade”, postou Ottoni. “O foco do Boa é total no jogo de sábado. Não há espaço para futricas ou especulações. Pro bem do esporte: aguardemos os resultados de campo”, acrescentou o advogado.