Topo

Pimpão marca, América-RN bate Náutico e deixa a zona de rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/11/2014 21h20

Contando com um gol de Rodrigo Pimpão, o América-RN bateu o Náutico por 1 a 0 nesta sexta-feira, na Arena das Dunas, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e deixou a zona de rebaixamento. O atacante, que marcou 15 vezes na competição, foi mais uma vez o principal jogador da equipe potiguar. Por outro lado, os pernambucanos apenas cumpriram tabela porque não tem mais objetivos.

Fases do jogo:

A partida começou com o América-RN pressionando o Náutico e parecia que marcaria seu gol rapidamente. Rodrigo Pimpão fez boa jogada individual, aos dois, e acertou a trave esquerda de Júlio César.

O Náutico tinha mais dificuldade para armar jogadas e tentava atacar principalmente pela lateral direita com Neílson. O time da casa seguia melhor e criou outra oportunidade clara, aos 11, quando Max cabeceou rente à trave direita, após cruzamento de Rodrigo Pimpão.

Os donos da casa continuavam com um futebol mais consistente e acabaram sendo premiados, aos 27. O lateral Wanderson cruzou pelo alto, Max cabeceou e Rodrigo Pimpão pegou o rebote de Júlio César para abrir o placar. O detalhe é que o vice-artilheiro da Série B com 15 gols estava impedido na jogada.

Mesmo com a vantagem mínima, o América-RN mantinha a concentração e seguia mais incisivo nas jogadas ofensivas. O Náutico tentava sair em velocidade, mas errava muito no último passe e o goleiro Andrey era um mero observador. A primeira etapa terminou mesmo com a vitória parcial do time potiguar.

O segundo tempo iniciou com o panorama parecido da primeira parte do jogo. O Náutico tentou reagir, mas errava muito na armação e facilitava a marcação do América-RN. A entrada do meia Cañete no lugar do atacante Bruno Furlan aconteceu exatamente para melhorar o último passe, mas ele vigiado de perto pelos jogadores do time mandante.

Mesmo atacando com menos intensidade, o América-RN esteve perto do segundo gol, aos 20, quando Edson Rocha cobrou falta e Júlio César salvou o Náutico.

O jogo ficou aberto porque o América-RN tentava definir o placar e o Náutico assustou em alguns lances isolados. A equipe da casa passou a ceder muito espaço e demonstrou desorganização. Mesmo assim, o time marcou bom muita raça para deixar a zona de rebaixamento.

O melhor:
Rodrigo Pimpão.
O atacante foi o principal jogador do América-RN ao participar de lances em velocidade na frente e ainda marcou o único gol da partida.

O pior:
Vinícius.
O meia não conseguiu conduzir o Náutico em uma possível reação e foi facilmente marcado pelo sistema defensivo do time mandante.

Chave do jogo:
O América-RN mostrou maior de decisão e vontade para construir sua vitória. A equipe chegou a se desorganizar na metade da segunda etapa, mas conseguiu defender o resultado com muita raça.

Para lembrar:

Suspensos.
O zagueiro Edson Rocha e o volante Fabinho receberam o terceiro cartão amarelo e não poderão ajudar o América-RN no encerramento da competição.

Próxima rodada. Os dois times encerram suas participações na Série B no próximo sábado. O América-RN visita o Paraná Clube, às 16h20, na Vila Capanema. Por outro lado, o Náutico enfrenta a Ponte Preta, no mesmo horário, na Arena Pernambuco.

AMÉRICA-RN 1 x 0 NÁUTICO

Data:
21/11/2014 (sexta-feira)
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Auxiliares: Jackson Massara dos Santos (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Público: 14.031 (pagantes) e 15.592 (presentes)
Renda: R$ 145.015,00
Cartões amarelos: Edson Rocha, Fabinho (América-RN); Cañete, Crislan (Náutico)
Gol: Rodrigo Pimpão, aos 27 minutos do primeiro tempo

AMÉRICA-RN
Andrey; Walber, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Márcio Passos, Fabinho, Daniel Costa (Neto) e Arthur Maia (Andrezinho); Rodrigo Pimpão (Emerson) e Max
Técnico: Roberto Fernandes

NÁUTICO
Júlio César; Neílson, Renato Chaves, Luiz Alberto e Gaston Filgueira; João Ananias, Elicarlos (Luizinho Mello) e Vinícius; Marinho, Bruno Furlan (Cañete) e Sassá(Crislan)
Técnico: Dado Cavalcanti