Topo

Com gol de pênalti, Avaí bate Santa Cruz no Arruda e mantém sonho do acesso

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 19h17

O Avaí segue vivo. Mesmo jogando fora de casa, o time comandado por Geninho venceu o Santa Cruz por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Arruda, e assim manteve chances de alcançar o acesso na última rodada da Série B. Marquinhos, de pênalti, foi o autor do gol que garantiu a vitória do time catarinense.

Porém, o Avaí não depende apenas de si para conquistar a classificação para a Série A. Agora com 59 pontos, na quinta colocação, a equipe azul e branca precisa ainda torcer por tropeços de Atlético-GO e Boa Esporte – além de fazer a sua parte – para ficar com a quarta vaga.

O Santa Cruz, por sua vez, chegou aos 52 pontos e deu adeus à briga pelo acesso. Desta forma, apenas cumpre tabela na última rodada da competição nacional.

Fases do jogo: Bastante concentrado dentro de campo, o Avaí conseguiu abrir o placar logo aos 18min. Marquinhos aproveitou cruzamento da direita, dominou no peito invadindo a área e acabou derrubado pelo zagueiro Alemão. Pênalti que o próprio meia cobrou e converteu. 1 a 0 no Arruda. E durante o intervalo, uma notícia deixou o estádio mais triste. O Boa Esporte havia vencido o Oeste e, desta forma, o Santa Cruz não poderia mais conquistar o acesso.

Mas curiosamente, foi no segundo tempo que o time pernambucano conseguiu criar suas melhores oportunidades. Em menos de dez minutos, assustou três vezes. Na primeira, deu trave. Na segunda, Carleto salvou na pequena área. E na terceira, o goleiro Vágner fez milagre. Já aos 22min, foi a vez de Fred (que havia substituído Tiago Cardoso logo no começo do jogo) fazer milagre, em finalização de Roberto no canto.

A partir da metade do segundo tempo, o Santa Cruz passou a tomar conta do jogo. Pressionou demais o Avaí, que ficou recuado em seu campo apenas defendendo. Mas a tática funcionou, e o time catarinense conseguiu segurar o resultado que lhe mantém vivo na briga pelo acesso à elite do futebol nacional.

O melhor: Vágner. Fez um milagre no segundo tempo e ajudou a garantir a vitória do Avaí. Mostrou-se bastante seguro quando acionado, especialmente nos cruzamentos para a área.

O pior: Alemão. Fez pênalti juvenil e permitiu que o Avaí saísse à frente no placar. Ainda recebeu um cartão amarelo no segundo tempo.

Para lembrar:

Durou pouco. O goleiro Tiago Cardoso ficou apenas sete minutos em campo. Ele se chocou com o adversário ao sair do gol, machucou o joelho e precisou ser substituído. Fred entrou em seu lugar, e teve ótima participação.