Topo

Joinville só empata na Arena e decisão do título fica para última rodada

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 18h14

A decisão do título da Série B 2014 ficou para a última rodada. O Joinville poderia ter levantado o caneco neste sábado, já que a Ponte Preta perdeu do América-MG em Campinas, mas apenas empatou em 1 a 1 com o Luverdense na lotada Arena Joinville e perdeu a oportunidade de confirmar a taça com uma rodada de antecedência.

Com o resultado, o Joinville chegou apenas aos 70 pontos, contra 68 da Ponte Preta. Na última rodada, o JEC precisa de apenas um empate contra o Oeste, em Itápolis, para conquistar o inédito título, já que soma mais vitórias que o time campineiro (21 a 19). A Ponte, por sua vez, encara o Náutico na Arena Pernambuco.

Fases do jogo: O Joinville não conseguiu impor o seu jogo como pretendia a partir do apito inicial. Fechado, o Luverdense não dava chances ao time da casa, e até saiu à frente no placar através de um gol contra. Washington cobrou falta para dentro da área e Bruno Aguiar desviou para trás e mandou contra a própria meta, aos 35min. Mas o JEC não demorou a igualar o placar. Marcelo cruzou da direita e Fernando Viana cabeceou para o chão para deixar tudo igual. 1 a 1 na Arena Joinville.

Com o empate da Ponte Preta até então, bastava ao Joinville uma vitória simples sobre o Luverdense. A situação ficou ainda mais favorável quando, aos cerca de 28min da etapa final, o gol do América-MG em Campinas foi anunciado na Arena. A torcida explodiu, e o time tentou ir junto, mas não conseguiu acompanhar. Tentou de todas as formas, mas não conseguiu marcar e garantir o título inédito da Série B. Quase já nos acréscimos, o Luverdense carimbou a trave em cobrança de falta e por pouco não estragou ainda mais a festa do JEC.

O melhor: Fernando Viana. Fez um belo gol de cabeça e apareceu bem no setor de ataque. Foram dele as principais chances de gol do JEC.

O pior: Bruno Aguiar. Vacilou em cobrança de falta e acabou mandando contra a própria meta. Não fosse seu gol contra, o Joinville já teria confirmado o título da Série B.

Para lembrar:

Apagou... Forte calor (de aproximadamente 33 graus) fez alguns torcedores passarem mal e até desmaiarem nas arquibancadas da Arena Joinville. Dois casos puderam ser vistos através da transmissão do Premiere FC.

JOINVILLE 1 X 1 LUVERDENSE

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC) 
Data: 22 de novembro de 2014, sábado 
Árbitro: Fabio Pilipus (PR) 
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR) 
Cartões amarelos: Bruno Aguiar, Everton e Wellington Saci (Joinville). Zé Roberto, Edinho, Washington (Luverdense) 
Gols: Bruno Aguiar (contra), aos 35min, e Fernando Viana, aos 42min do primeiro tempo

JOINVILLE
Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Fillipe Soutto (Fabinho), Everton e Marcelo Costa (Wellington Saci); Edigar Junio e Fernando Viana (Schwenck) 
Técnico: Hemerson Maria

LUVERDENSE
Thomazella; Paulinho, Zé Roberto, Montoya (Ricardo) e Edinho (Café); Júlio Terceiro, Gilson, Clécio (Carlão) e Washington; Mateus Lima e Samuel
Técnico: Maico Gaúcho