Topo

América-MG vence Ponte Preta, segue vivo na briga pelo G4 e complica rival

Do UOL, em Belo Horizonte

22/11/2014 18h18

Apesar de ter perdido seis pontos por escalar um jogador de forma irregular, o América-MG chega à última rodada da Série B sonhando com o acesso à Série A. O time mineiro venceu a Ponte Preta, por 1 a 0, neste sábado, no estádio Moisés Lucarelli, e precisará de uma combinação de resultados para alcançar o objetivo. Já garantido na elite do ano que vem, o time de Campinas desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança e se aproximar do título da competição.

Com o tropeço em casa, a Ponte Preta permaneceu com 68 pontos, dois a menos que o líder Joinville, que só empatou com o Luverdense em casa, por 1 a 1. A equipe paulista ainda briga pelo título da Série B. Para isso, terá de vencer o Náutico na Arena Pernambuco, na última rodada e torcer contra os catarinenses.

Com o triunfo fora de casa, o América foi a 58 pontos e ainda briga por uma vaga no grupo de acesso à Série A. O time mineiro precisa vencer o Sampaio Correa, sábado, no encerramento da competição, e ainda contar com uma combinação de resultados. Mesmo punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter escalar irregularmente o lateral-esquerdo Eduardo, o clube de Belo Horizonte mostrou garra para se recuperar e campo e chegar vivo na última rodada.

Logo no início do primeiro tempo, o América levou perigo ao gol de Roberto. Renan Oliveira chutou de fora da área e acertou a trave esquerda. A Ponte Preta, que manteve mais a posse do bola no primeiro tempo, criou boa oportunidade aos 26min. Roni passou por Pablo e bateu para a defesa de João Ricardo.

Durante o primeiro tempo, a torcida da Ponte Preta chegou a vibrar com o gol do Luverdense sobre o Joinville, concorrente direto dos paulista ao título da Série B. O time de Campinas aumentou a pressão sobre o América, mas não criou chances efetivas.

O América voltou a assustar no início da segunda etapa. Obina chutou cruzado e acerto a trave, aos 4min. A partida ficou aberta no Moisés Lucarelli com as duas equipes buscando o gol.

Aos 26min, o time mineiro surpreendeu os donos da casa e abriu o placar. Gilson recebeu de Mancini e cruzou para a área, Juninho tentou cortar e marcou contra. O América conseguiu administrar o resultado até o final e comemorou bastante a vitória que poderá ser fundamental para o seu acesso à Série A na próxima temporada

PONTE PRETA 0 X 1 AMÉRICA-MG

Data: 22/11/2014 (sábado)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Mattos (BA/FIFA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Raul, Andrei Girotto, Gilson, Leandro Guerreiro, Vitor Hugo (AME); Fernando Bob, Thomás (PON)
Gols: Juninho (contra), aos 26min do segundo tempo

PONTE PRETA
Roberto; Rodinei, Tiago Alves, Gilvan e Juninho; Adilson Goiano (Natan), Fernando Bob, Roni (Rodolfo) e Renato Cajá (Thomás); Cafu e Rafael Costa
Técnico: Guto Ferreira

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul (Renato Santos); Leandro Guerreiro (Thiago Santos), Andrei Girotto, Renan Oliveira (Mancini) e Gilson; Willians e Obina
Técnico: Givanildo Oliveira