Topo

Botafogo empata com Atlético-GO, perde campanha 100% e liderança da Série B

Adalberto Marques/AGIF
Imagem: Adalberto Marques/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/05/2015 18h21

O Botafogo teve o primeiro tropeço na Série B neste sábado, ao empatar sem gols com o Atlético-GO, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o resultado, o Alvinegro chega aos 7 pontos e perde a campanha 100% na competição. O único com esse status é o Náutico, primeiro colocado, com 9 pontos. Os cariocas, porém, seguem invictos no Campeonato Brasileiro.

O sentimento foi de frustração, já que o estádio estava repleto de botafoguenses. Isso porque o Atlético-GO, mandante da partida, levou o duelo para Brasília, onde o Botafogo conta com grande reduto de torcedores. Foi o primeiro duelo como ‘visitante de aluguel’, o que deverá ser uma rotina para o Alvinegro na Série B.

Fases do jogo: O Botafogo iniciou o primeiro tempo dominando as ações. O que no início era uma posse de bola produtiva, com boas chegadas pelas laterais, se transformou em algo ineficaz. Muito porque Daniel Carvalho sofria marcação individual e não conseguia fazer boas jogadas. Assim, o Atlético-GO cresceu no duelo e só não abriu o placar porque Arthur, que balançou as redes, estava em posição irregular.

Com caras novas, o Botafogo tentou mudar o panorama da partida no segundo tempo. Mas nada disso ocorreu. Preso na marcação do Atlético-GO, o Alvinegro não conseguiu mostrar a mesma força ofensiva de outros jogos na temporada. O adversário, por sua vez, tentou sair nos contra-ataques, mas somente quando não corria perigo defensivo. Com este cenário, o resultado não poderia ser diferente de um 0 a 0.

O Botafogo volta a campo no próximo sábado, quando receberá o Vitória, no Engenhão. O Atlético-GO, por sua vez, visita o Criciúma, também no Heriberto Hulse, em Santa Catarina.

O melhor: Élvis foi o melhor jogador da partida, mas somente enquanto teve pernas. Ele cansou no início do segundo tempo e foi substituído por Tomas, que pouco acrescentou ao time.

O pior: Daniel Carvalho voltou ao time do Botafogo após desfalcar port conta de uma virose. O retorno, no entanto, não foi bom. O apoiador esteve muito apagado durante o primeiro tempo e acabou substituído no intervalo

Chave do jogo: A falta de ambição das esquipes foi determinante para o empate sem gols. O Botafogo até tentou mais, porém não apresentou a mesma disposição vista nas partidas anteriores. Assim, não conseguiu se desvencilhar da forte marcação dos goianos, que só tentavam atacar nos contra-ataques.

Para lembrar: Confusão - Antes do jogo, cerca de 5mil torcedores do Botafogo tiveram dificuldades de entrar no estádio Mané Garrincha. Após muita confusão, eles entraram no estádio, mas a bola já estava rolando entre o Alvinegro e Atlético-GO.

Em casa - Mesmo com o mando de campo do Atlético-GO, era o Botafogo quem se sentia em casa. Isso porque os goianos levaram o duelo para Brasília, onde o Alvinegro conta com muitos torcedores.

ATLÉTICO-GO 0 X 0 BOTAFOGO

Data: 23/05/2015
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Fabricio Porfirio de Moura e Marco Antonio de Andrade Motta Junior (SP)
Cartões amarelos: Arthur e Rafael (ATL) Bill (BOT)

ATLÉTICO-GO
Márcio; Éder, Rafael, Marcus Vinicius e Sidcley (Samuel); Anderson Pedra, Pedro Bambu, Aílton e Zezinho (Sérgio Manoel); Rafinha (Airton) e Arthur
Técnico: Marcelo Martelotte

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Pedro Rosa; Willian Arão, Camacho (Airton), Elvis (Tomas) e Daniel Carvalho (Diego Jardel); Lulinha e Bill
Técnico: René Simões