Topo

Bill tem dia de 'Fred na Copa' e sofre na ausência de parceiros no Botafogo

Pedro Martins/AGIF
Imagem: Pedro Martins/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/05/2015 06h00

Sem Rodrigo Pimpão, Jobson e Sassá, Bill foi o atacante responsável para fazer os gols do Botafogo no último jogo, diante do Atlético-GO. Após o empate sem gols, a torcida não perdoou o jogador, titular da equipe desde o início do ano. Lulinha foi o escolhido pelo técnico René Simões para a vaga de Pimpão, expulso contra o CRB, mas com características diferente, não teve sucesso na dupla com o camisa 9.

O empate com o Atlético-GO foi o segundo jogo na temporada em que o Botafogo não balançou as redes do adversário – antes tinha passado em branco também no primeiro jogo da semifinal do Carioca, contra o Fluminense. Para se ter uma ideia, Bill sequer teve a oportunidade de finalizar, lembrando muito as atuações de Fred na última Copa do Mundo, quando era muito pouco acionado por Neymar e companhia.

Mesmo assim, era justamente o camisa 9 o principal alvo da insatisfação dos torcedores presentes no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Sem ser acionado, o atacante teve que sair da área para procurar jogo e, fora de suas características, errou bastante. Foi o suficiente para os alvinegros pegarem no pé do atacante.

O técnico René Simões lamentou justamente a ausência dos companheiros de Bill após o empate sem gols. Rodrigo pimpão foi expulso e Sassá se recupera de lesão no tornozelo. A ausência da dupla, segundo o treinador, deixou a equipe perdida, já que estava acostumada com a forma de jogador dos dois.

“Perdeu um pouco de profundidade sem o Pimpão. Conversei com o time no intervalo. Estávamos jogando como se o Pimpão estivesse em campo. Sem ele, tem que segurar um pouco mais a bola, girar de um lado para o outro, aproximar... E o time não fez isso. Fez falta, assim como o Sassá. Faltou velocidade. Mas se eles não estão, temos que aprender a jogar de outra forma. Não pode servir como desculpa. Temos que saber fazer a leitura do jogo”, disse o treinador do Botafogo.

A falta de gols, no entanto, foi apenas uma consequência da atuação ruim apresentado pelo Botafogo. Pelo menos essa é a análise feita por Jefferson, capitão da equipe. Segundo o goleiro, o Alvinegro não conseguiu repetir o bom desempenho do início da Série B. “O 0 a 0 foi justo. Não tivemos o controle do jogo, qualquer coisa podia acontecer, até o empate”, disse o resignado camisa 1.

Com as voltas de Rodrigo Pimpão e Sassá, Bill e os demais jogadores do Botafogo voltam a campo no sábado, quando a equipe receberá o Vitória, no Engenhão. Após o empate, o Alvinegro chegou aos 7 pontos e perdeu a liderança da Série B, ocupada pelo Náutico, com 9 pontos.