Topo

Botafogo busca atacante e entra no radar de empresários. E já mira reforço

Emilliano Alfaro já acertou bases salariais com Botafogo e aguarda liberação da Lazio-ITA - Divulgação/Liverpool-URU
Emilliano Alfaro já acertou bases salariais com Botafogo e aguarda liberação da Lazio-ITA Imagem: Divulgação/Liverpool-URU

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/05/2015 06h00

O Botafogo não esconde. Está atrás de um atacante para o restante da temporada. Carro-chefe da Série B, o Alvinegro teve boa largada na competição e já despertou interesses dos empresários. Na última semana, vários agentes entraram em contato com a diretoria para oferecer jogadores da posição. As opções são as mais variadas possíveis: gringos, brasileiros, jovens promessas e atletas experientes.

E a cúpula do futebol já elegeu o favorito. Trata-se de Emiliano Alfaro, atacante da Lazio-ITA e que estava emprestado ao Liverpoool-URU, da segunda divisão uruguaia, onde marcou 20 gols. O jogador tem 27 anos e já até mesmo acertou as bases salariais com o Botafogo, que aguarda a liberação do clube italiano para fechar a contratação.

Como Alfaro pertence à Lazio, a contratação só será possível a partir do dia 1º de julho, quando as janelas de transferências da maioria dos times da Europa estará aberta.  Até lá, o Alvinegro terá que se virar com o que tem ou investir em outras frentes, o que não é provável. Sem muito dinheiro para investir, o Alvinegro está decidido pela chegada do uruguaio, o que inviabilizaria novos reforços.

Apesar de já ter se escolhido por Alfaro, o Botafogo foi procurado por vários empresários recentemente. Outo jogador oferecido foi Julio César, experiente atacante revelado no Fluminense e com passagens por Figueirense e Coritiba, agenciado por Eduardo Uram. Sem clube desde o início do ano, ele mantém a forma na academia do prédio onde reside. O atleta não despertou interesse no departamento de futebol e não deverá chegar.

Uma oportunidade em especial empolgaria a maioria dos torcedores do Botafogo, mas não teve um final feliz. Com contrato terminando em julho, Herrera estará livre do Emirates United, dos Emirados Árabes. Ele foi oferecido ao Alvinegro, mas a realidade financeira do clube impede uma negociação. As conversas poderão até serem retomadas, mas desde que o argentino entenda a nova fase atravessada em General Severiano.

Atualmente o Botafogo conta com Bill, Rodrigo Pimpão, Sassá, Tássio, Henrique e Jobson, suspenso por se recusar a fazer antidoping quando jogava na Arábia Saudita, em 2014. A diretoria já avisou que os jovens Vinícius Tanque e Luis Henrique terão oportunidades nos profissionais. Porém, um atacante experiente é visto como fundamental.