Topo

Goleiro defende 3ª pênalti na Série B, Vitória bate ABC e retorna ao G-4

Do UOL, em São Paulo

20/06/2015 18h24

Acabaram os 100% de aproveitamento do ABC como visitante nesta Série B. O responsável pelo feito foi o Vitória, que aproveitou os momentos de desatenção do time potiguar no primeiro tempo para vencer o jogo deste sábado, no Barradão, pelo placar de 2 a 0. Com o resultado, o time baiano retorna ao G-4 e assume a terceira colocação da Série B do Brasileiro.

Porém, o Vitória sofreu para acabar com a invencibilidade do ABC. Terminou a partida com dois homens a menos - Amaral foi expulso no primeiro tempo após dois amarelos, e Ramon levou o vermelho já no fim do segundo tempo, após colocar a mão na bola para evitar um gol - e ainda contou com a estrela de Fernando Miguel, que defendeu seu terceiro pênalti nesta Série B.

Este foi o quarto triunfo seguido do Vitória dentro do Barradão. A equipe de Vágner Mancini, que fez a sua estreia ao lado da torcida depois de empate em Mogi Mirim, chegou aos 16 pontos e assumiu o terceiro lugar da tabela, ficando a quatro do líder Botafogo. Já o ABC estacionou nos 11 pontos e ficou com o 11º lugar.

Fases do jogo: Dando mostras de seu ótimo desempenho fora de casa, o ABC começou pressionando o Vitória em seu campo e tomando conta do início do jogo. Mas em dois momentos de desatenção, o time rubro-negro aproveitou e abriu 2 a 0. Primeiro com Pedro Ken, que recebeu passe de Diogo Mateus e tocou com categoria na saída do goleiro, aos 19min. Dois minutos depois, foi a vez de Rogério receber ótima assistência de Amaral e finalizar na saída de Saulo, para festa da torcida no Barradão.

Tudo conspirava a favor do Vitória, mas a expulsão de Amaral (após dois amarelos) aos 35min ‘botou fogo’ no jogo novamente. Logo depois, um gol polêmico do ABC, mas anulado pelo bandeirinha, que viu impedimento no lance. Já no segundo tempo, o time potiguar pressionou o Vitória nos 15 minutos iniciais, foi já aos 36min que teve a grande chance de marcar, após pênalti de Ramon. Kayke bateu no canto, mas Fernando Miguel acertou o canto e fez a defesa, garantindo o triunfo e a festa do Vitória no Barradão.

O melhor: Fernando Miguel. Brilhou mais uma vez. Fez a sua terceira defesa de pênalti na Série B ao pegar cobrança de Kayke no fim do segundo tempo. Já havia defendido penalidades contra Bragantino e Oeste.

Para lembrar:

Presença ilustre. Artilheiro do Brasil em 2015 com 21 gols e novo reforço do Vitória, o atacante Robert esteve presente no Barradão para acompanhar a partida deste sábado.

Maradona? Para evitar o gol do ABC, o zagueiro Ramon até tentou disfarçar, mas colocou a bola na mão descaradamente. Acabou expulso pelo árbitro, que ainda marcou pênalti.

Voltou atrás? O ABC chegou a balançar as redes com Kayke, aos 36min do primeiro tempo. Porém, o assistente viu impedimento no lance e acabou anulando o gol. O estranho foi que, inicialmente, o bandeirinha correu para o meio do campo, dando a entender que validaria o gol. Depois, voltou atrás e avisou o juiz, que cancelou o tento.