Topo

Botafogo ganha reforço antes do esperado e aposta em Jefferson por retomada

Jefferson se reapresenta ao Botafogo após eliminação da seleção na Copa América - Natacha Pisarenko / AP
Jefferson se reapresenta ao Botafogo após eliminação da seleção na Copa América Imagem: Natacha Pisarenko / AP

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/06/2015 06h02

Nos planos do Botafogo, a volta de Jefferson ao gol iria demorar um pouco mais. Eliminada nas quartas de final da Copa América, com derrota nos pênaltis para o Paraguai no último sábado, a seleção brasileira já liberou os jogadores. O goleiro titular de Dunga retorna ao Alvinegro nesta semana, antes do esperado. É nele a aposta de René Simões para evitar mais problemas na Série B.

Jefferson está fora do Botafogo desde o início de junho. Pouco menos de um mês depois, o Botafogo ainda lidera o campeonato. Os últimos resultados, porém, fazem com que a presença do capitão seja tratada como fundamental. Após um empate contra o Boa Esporte e uma derrota - esta por 4 a 2 para o Macaé -, o time aposta no camisa 1 por retomada.

A defesa é o principal foco de preocupação de René Simões após o Botafogo sofrer três gols em menos de 15min na primeira derrota alvinegra na Série B. Com Jefferson, o plano é ter segurança no setor. O goleiro se reapresenta nesta semana e deve assumir o gol da equipe em jogo contra o Sampaio Corrêa, na próxima sexta-feira, dentro de casa.

Sem a presença de Jefferson, o Botafogo caiu de rendimento nos últimos dois jogos. Nos três compromissos anteriores, 100% de aproveitamento com apenas um gol sofrido. A volta do capitão surge em momento de queda e se encaixa na necessidade de René em fazer o time voltar a render em campo.

Enquanto Jefferson volta, o Alvinegro perde outro titular para a seleção brasileira. Convocado para representar o país no Pan-Americano, Gilberto será desfalque na lateral direita. Caso o Brasil vá até a final do torneio em Toronto, o jogador perderá seis rodadas da Série B e um jogo pela Copa do Brasil.

Com 20 pontos, o Botafogo lidera a segunda divisão nacional. O Alvinegro tem um ponto de vantagem para o Paysandu, que é vice-líder da competição.