Topo

Após AVC, Gomes teve que superar cirurgia no joelho para assumir Botafogo

Ricardo Gomes teve proposta do Vitória em março, mas a recusou em função da cirurgia - Vinicius Castro/ UOL
Ricardo Gomes teve proposta do Vitória em março, mas a recusou em função da cirurgia Imagem: Vinicius Castro/ UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/07/2015 06h00

Antes de acertar seu retorno como técnico de futebol, Ricardo Gomes não precisou superar apenas o AVC sofrido em 28 de agosto de 2011. O processo de recuperação, somado às sequelas dos tempos de jogador, o levaram a passar por uma cirurgia no joelho direito em janeiro deste ano. O procedimento impediu, por exemplo, que o treinador acertasse com o Vitória.

A proposta do Rubro-Negro baiano aconteceu em março, mas Ricardo não pôde aceitar em função de ainda estar enfrentando os procedimentos de fisioterapia. Sua intenção sempre foi a de estar 100% fisicamente antes de aceitar qualquer tipo de compromisso.

Após alguns dias de conversas, o acordo entre Gomes e Botafogo foi selado em encontro na última segunda-feira. O treinador só esperava um "ok" final de médicos e familiares para oficializar o retorno.

A primeira volta ao ambiente do futebol ocorreu em 2013, como diretor executivo de futebol do Vasco, cargo que ocupou até o início de 2014. A partir de então, Gomes decidiu que iria intensificar os trabalhos de fisioterapia e fonoaudiologia para retomar à beira do gramado.

Ricardo Gomes assume o Botafogo na liderança da série B e tem a missão de comandar o retorno do time de General Severiano à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Ele chega no lugar de René Simões, que foi demitido na semana passada.