Topo

Gomes admite sequelas, mas se diz feliz por comandar Botafogo na Série B

Ao lado da diretoria, Ricardo Gomes tem primeiro contato com jogadores do Botafogo - Vitor Silva / SSPress
Ao lado da diretoria, Ricardo Gomes tem primeiro contato com jogadores do Botafogo Imagem: Vitor Silva / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2015 12h16

Ricardo Gomes teve o primeiro dia de trabalho no Botafogo, após quase quatro anos afastado do futebol por causa de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido em 28 de agosto de 2011. O treinador admitiu sequelas, mas disse ter aval da família e dos médicos para o desafio de liderar o retorno do clube alvinegro à elite do Campeonato Brasileiro.

Esta é a missão de Ricardo Gomes, que diz estar feliz pela oportunidade de voltar ao dia a dia do esporte. Ele tem estreia prevista para o próximo sábado. O Botafogo ainda joga nesta terça-feira, contra o Criciúma, sob o comando do interino Jair Ventura. O retorno ao banco de reservas acontece contra o Luverdense, no Engenhão.

“Estou retornando ao que gosto de fazer. Tenho 100% da parte física e motora. Mas ainda não toda a sensibilidade. Vão ver algumas sequelas, mas estou totalmente liberado”, explicou o treinador, que já definiu meta no comando do Botafogo.

“Minha preocupação é fazer o Botafogo voltar para o lugar que não deveria ter saído. Felicidade em ajudar, junto com jogadores, a colocar o Botafogo de volta para este lugar. Vou ajudar essa turma boa que conheci, comissão técnica e jogadores, a retornar à Série A", completou o técnico, que entra na vaga de Renê Simões.

Atualmente, o Botafogo lidera a segunda divisão nacional, com 28 pontos. Nesta segunda-feira, além da coletiva de imprensa, Ricardo Gomes teve o primeiro contato com elenco e observou, a distância, o treinamento comandado por Jair Ventura no Engenhão.

Veja as principais declarações do novo técnico do Botafogo

VOLTA AO ENGENHÃO

"Se eu não estivesse aqui no Engenhão, agora Niltão, no dia 28 de agosto de 2011, não estaria agora conversando com vocês. Eu tive essa sorte. A verdade é uma só. Ainda bem que eu estava aqui".

ESTRESSE NO FUTEBOL

"Estresse vai acontecer, não tem nenhuma contra-indicação, falei com os jogadores e falo com vocês também. Estou liberado para críticas, sem contra-indicações. Sabemos que há a cultura de troca de treinadores. Esse grupo do Botafogo é de um nível de profissionalismo impressionante".

FAMÍLIA E RECUPERAÇÃO

"A família não está nem um pouco preocupada. Eles me conhecem. Apesar do acidente, traumático, estão todos recuperados também. Torcendo agora pelo Botafogo, com a opinião dos médicos que me salvaram. Não foi fácil, posso garantir, esta recuperação de acidente. Tive recuperação de 3 anos e 11 meses. Desde aquele dia, só encontrei pessoas capacitadas e só por isso estou aqui. Só coisas boas aconteceram. Apesar do acidente, só tenho coisas boas a contar".

RECADO AOS JOGADORES

"A experiência é muito importante, mas aprendi que a gente sabe pouca coisa. Tem que trabalhar muito para aprender um pouco mais sempre. Posso garantir que antes do acidente eu tinha uma cabeça, mas sei que tenho muito a aprender. Vou passar aos jogadores a importância da força, do trabalho e da dedicação. Isso eu guardei".

TEMPO LONGE DO FUTEBOL

"Uma coisa é ver televisão. É outro jogo. Comecei a acompanhar mesmo, fui para a final da Liga dos Campeões em Lisboa, em 2014, final da Copa Uefa, entre Benfica e Sevilla. A partir daí comecei a me inteirar de novo do dia a dia. Na televisão é quase outro esporte. Vi alguns jogos da Copa do Mundo. Depois o Fla-Flu, através do Cristovão, que é meu amigo".

RICARDO GOMES SE DIZ FELIZ NO BOTAFOGO E PROJETA VOLTA À ELITE