Topo

Botafogo vira destino para promessas. Mas está longe de ser "porto seguro"

Lulinha recebe chances no Botafogo, mas ainda não conseguiu a vaga como titular - Vitor Silva / SSPress
Lulinha recebe chances no Botafogo, mas ainda não conseguiu a vaga como titular Imagem: Vitor Silva / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/07/2015 06h01

Mesmo longe de estar em momento favorável financeiramente, o Botafogo consegue atrair nomes para ajudar o clube a se reerguer no Campeonato Brasileiro da Série B. Em incursões no mercado, a diretoria alvinegra encontra opções dentro do teto salarial estipulado e cercadas de expectativas. Alguns deles são tratados como promessas do futebol brasileiro, em busca de chances para provar que podem virar realidade.

O que estes jovens devem saber é que General Severiano está longe de ser um “porto seguro” para seu desenvolvimento. Neilton chegou ao Botafogo nesta semana como um exemplo de jogador valorizado nas divisões de base e que ainda não teve o mesmo desempenho no profissional.

Cria do Santos, o meia-atacante de 21 anos já foi comparado a Neymar e deixou a Vila Belmiro em 2014. No Cruzeiro, foi pouco aproveitado e acabou emprestado. O Botafogo aposta em Neilton para conseguir ter mais força no ataque após perder Rodrigo Pimpão.

Lulinha, 25, também está no elenco alvinegro. Eterna promessa, ele ganhou mais uma chance no Botafogo. A titularidade, porém, ainda não veio. Peça importante para o segundo tempo, ele busca maior espaço na equipe agora comandada por Ricardo Gomes.

Astro da base do Corinthians, Lulinha já despertou interesse do Chelsea. O meia, porém, nunca repetiu o bom futebol no profissional, passando por Bahia, Ceará e Criciúma. Foi emprestado pelo time cearense ao Red Bull Brasil para a disputa do Paulistão deste ano, quando despertou interesse do Botafogo.

Casos recentes mostram que Lulinha e Neilton precisam ultrapassar barreiras para ganhar destaque no Botafogo. O atacante Henrique, 24, foi artilheiro na base do São Paulo e eleito melhor do Mundial sub-20 em 2011. Teve diversas chances após se transferir para o Botafogo em 2013, mas nunca se firmou. Acabou emprestado ao Coritiba neste mês.

Murilo, atacante de 20 anos e ex-Internacional, é outro exemplo de promessa que chegou ao Botafogo cercado de expectativa e nunca conseguiu confirmar o status adquirido na base. Ele chegou ao clube em 2014 durante a campanha que terminou em rebaixamento no Brasileirão e, atualmente, não está nos planos da comissão técnica.

Apesar do histórico ruim com apostas no mercado, o Botafogo prioriza os jovens nesta campanha na Série B. Garotos formados na base do clube formam a base de um time que lidera a competição, com 29 pontos. Após empatar com o Criciúma, o Alviengro se prepara para o próximo compromisso – contra a Luverdense, neste sábado, dentro de casa.