Topo

Aproveitamento do Botafogo cai 45% e time vê até G4 ameaçado na Série B

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/08/2015 06h00

Antes líder com folga na Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo segue na primeira posição, mas pode cair até mesmo para a sexta posição na próxima rodada. Tudo porque o Alvinegro viu seu aproveitamento despencar de 72% para 40% nos últimos cinco jogos da competição, o que permitiu que os adversários diretos se aproximassem na tabela.

O último tropeço foi o empate por 0 a 0 com a Luverdense no Engenhão na tarde de sábado, mesmo com o incentivo da estreia do técnico Ricardo Gomes. Foi a terceira vez que o Botafogo ficou na igualdade no placar com os rivais nas últimas cinco rodadas. Além disso, o Alvinegro venceu apenas uma partida neste intervalo, contra o Náutico, em casa.

A queda no desempenho foi quase pela metade. Nas 11 primeiras rodadas, o Botafogo tinha 72% dos pontos disputados, número que cai para apenas 40% se consideradas apenas as últimas cinco partidas pela Série B. No total, o aproveitamento alvinegro ainda é de 62,5%, suficiente para lhe manter no topo da tabela.

A manutenção da ponta nas últimas rodadas, no entanto, disfarça o perigo: o Botafogo pode ser ultrapassado até mesmo pelo sexto colocado Paysandu caso não vença o Santa Cruz no Arruda no próximo sábado. Como a 17ª rodada não prevê nenhum duelo direto entre os concorrentes pelo G4, Vitória, Bahia, América-MG e Náutico também passam o Alvinegro se vencerem suas partidas.

A queda no rendimento coincide com a saída de jogadores importantes do elenco alvinegro. Marcelo Mattos, Jóbson, Rodrigo Pimpão, Bill e Gilberto deixaram General Severiano recentemente sem que o clube encontrasse substitutos à altura. O técnico René Simões também não resistiu ao desmanche e foi demitido após maus resultados.

Nem mesmo a estreia de Ricardo Gomes no comando da equipe serviu para que o time reagisse na competição diante da Luverdense no último sábado, no Engenhão. O treinador assistiu do banco de reservas o Alvinegro apenas empatar com o modesto 16º colocado da Série B.