Topo

Botafogo descobre atletas, mas mercado desmonta time e deixa futuro incerto

William Arão segue no Botafogo, mas permanência para 2016 ainda é vista como dúvida - Vitor Silva / SS Press / BFR
William Arão segue no Botafogo, mas permanência para 2016 ainda é vista como dúvida Imagem: Vitor Silva / SS Press / BFR

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/08/2015 06h02

Ainda que o momento recente do Botafogo seja conturbado, o elenco alvinegro segue sendo observado de perto pelo mercado. Em meio ao Campeonato Brasileiro da Série B - dominado pelo clube desde a primeira rodada -, um desmanche do time faz o futuro do líder da segunda divisão nacional se tornar incerto. A aproximação de clubes e de empresários é determinante para a queda de produção de uma equipe que, atualmente, apela aos jovens para manter status de favorito à promoção no final do torneio.

Rodrigo Pimpão, Willian Arão e Renan Fonseca estão aprovados pela diretoria desde junho. Os cartolas tentaram se adiantar à concorrência e renovar contratos dos três principais nomes do primeiro semestre da equipe. Sem sucesso.

O atacante acertou com o Emirates Club e já se despediu do clube. O volante segue na equipe, mas vive fase de baixa e deixou de ser protagonista. Também é alvo de sondagens. Já o zagueiro desperta interesse no mercado e ainda não chegou a um acordo para renovação.

A valorização dos atletas era esperada pela diretoria, mas a aproximação rápida dos interessados fez o clube sofrer. Com restrições financeiras, as negociações para renovações de contrato se tornam complicadas. Além de perder titulares, como Pimpão e Gilberto, o clube ainda teve que lidar com a saída de nomes importantes: Bill e Marcelo Mattos (rescisão amigável) e Jóbson (suspensão aplicada pela Fifa).

"Houve um destaque para os jogadores que o Botafogo contratou. Pimpão, especificamente, veio para o Botafogo de um time que havia sido rebaixado para a Série C. O Willian Arão era outro jogador que estava em uma posição de menos destaque. O Tomas veio com fama de ter feito 15 gols na Série B. Bill também fez muitos gols nessa competição. Renan Fonseca também estava bem. Com esse bom resultado, eles se valorizaram. Dentro da nossa limitação orçamentária, eles se tornaram alvos", comentou o presidente Carlos Eduardo Pereira, ao SporTV.

Sem peças consideradas fundamentais e com destaques envolvidos em especulações, o Botafogo experimenta momento conturbado. Após três empates seguidos, o Alvinegro segue como líder da Série B com 30 pontos, mas recebe pressão dos candidatos ao acesso. Vitória (2º), Bahia (3º), América-MG (4º) e Náutico (5º) seguem na cola do líder, todos com 28 pontos.

Ricardo Gomes tem que apelar aos jovens e prepara o time para próximo desafio na Série B. Fora de casa, o Botafogo encara o Santa Cruz no próximo sábado, às 16h30.