Topo

Defesa do Botafogo é a melhor da Série B, mas 'vacilos' preocupam

Ricardo Gomes não escondeu a preocupação com a defesa alvinegra - Vitor Silva / SSPress
Ricardo Gomes não escondeu a preocupação com a defesa alvinegra Imagem: Vitor Silva / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/08/2015 06h01

A derrota por 3 a 2 para o Paysandu em pleno Engenhão, no último domingo, deixou claro que o Botafogo tem problemas defensivos mesmo sendo o time menos vazado da Série B do Campeonato Brasileiro. O time sofreu apenas 15 gols na competição, mas as falhas contra o rival paraense pela 20ª rodada acenderam o alerta do técnico Ricardo Gomes.

Os três gols do Paysandu surgiram do lado esquerdo da defesa alvinegra, bastante criticado pelos 23 mil torcedores presentes ao Engenhão no domingo. O principal alvo das reclamações foi o lateral Tiago Carleto, mas Ricardo Gomes fez questão de dividir a responsabilidade por todo setor.

“Vamos trabalhar durante a semana. Não é só o Carleto, é todo o sistema defensivo. Vamos padronizar nossa defesa. Vai melhorar. Foi todo o lado esquerdo: Diego Giaretta, Carleto e Serginho. Estamos começando um trabalho. Isso tem um peso”, avaliou o treinador.

A decepção da torcida com o resultado causado pelas falhas defensivas provocou até mesmo vaias ao técnico alvinegro, exaltado antes da partida. Ricardo admitiu os problemas no setor, mas lembrou que o time teve boa atuação com exceção dos lances dos gols do rival.

“Foi uma grande festa da torcida. Perdemos, mas jogamos futebol. É claro que tivemos erros defensivos. Foram três vacilos. Temos que melhorar. Mas no primeiro tempo tivemos chances claras e não concluímos bem. É claro que estou triste, mas jogamos futebol. O Paysandu é um time organizado e padronizado. São situações do futebol. Jogamos bem, mas tivemos nossos erros defensivos e por isso não ganhamos. [A vaia] faz parte do futebol. Foi uma 'homenagem'", explicou Gomes.

Dos 15 gols sofridos em 20 jogos pelo Botafogo na Série B, seis foram anotados nas últimas quatro partidas. Não por coincidência, o Alvinegro perdeu duas delas e ganhou apenas duas, um aproveitamento de 50%, menor que o desempenho inicial no campeonato. No total da competição, o time de General Severiano somou 60% dos pontos disputados.

O Botafogo sofreu três gols ou mais em apenas duas oportunidades na Série B: a derrota por 3 a 2 no último domingo e a goleada por 4 a 2 sofrida no duelo com o Macaé. Os “vacilos” registrados nas duas partidas somam quase a metade dos gols levados pelo clube nas 20 rodadas da competição.