Topo

Técnicos veem Bahia e Vitória prontos para subir. Mas Ba-Vi pode mudar tudo

Duelo deste sábado tem Vágner Mancini x Sérgio Soares no banco de reservas - Montagem/UOL
Duelo deste sábado tem Vágner Mancini x Sérgio Soares no banco de reservas Imagem: Montagem/UOL

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

03/10/2015 06h00

Um é vice-líder e está há 16 rodadas dentro do G-4. Outro é quinto colocado, pode voltar ao grupo dos quatro melhores com um empate e já figurou por 18 rodadas no G-4. Este é o cenário de Vitória e Bahia, que fazem neste sábado, na Arena Fonte Nova, com mando tricolor, um Ba-Vi mais do que decisivo para as pretensões dos dois times.

Com a Série B chegando a sua reta final, Bahia e Vitória sabem que não podem vacilar, especialmente em um clássico desta magnitude e com tamanha importância para o acesso.

“Vencendo o Bahia daremos um passo importante, porém ainda vão faltar nove rodadas e não poderemos bobear. Clássico sempre tem uma repercussão muito grande”, alerta o técnico Vágner Mancini em entrevista ao UOL Esporte.

De acordo com o treinador rubro-negro, o Vitória, por tudo que vem fazendo nesta Série B, já que está há 16 rodadas no G-4, merece uma das vagas para a Série A.

“O Vitória merece subir. Já estamos no G-4 há 16 rodadas, faltam dez e na reta final temos que pontuar bem para buscar a liderança. É nosso primeiro objetivo”, acrescenta. “Nos últimos anos o Vitória esteve mais na Série A do que na B. Está preparado para voltar e ficar”, diz.

O mesmo pensa Sérgio Soares, que está no comando do Bahia desde o início da temporada. Para o treinador tricolor, o time está pronto para retornar à elite do futebol nacional.

“O time vem a cada rodada se consolidando em busca do acesso. Vejo o Bahia pronto e brigando por isso. Pelo que o Bahia vem fazendo na competição merece subir sim, até porque é um dos times que mais figurou no G-4 durante a competição até o momento”, recorda.

Ambos os técnicos, porém, não escondem que suas equipes ainda têm muito a evoluir. “Como toda equipe, precisa de ajustes ao longo da temporada. O primeiro semestre foi de algumas decepções e isso sempre ataca o lado emocional”, analisa Vágner Mancini.

“Temos muito a melhorar, mesmo chegando ao fim do ano, mas o padrão e a forma de jogar o Bahia já tem”, destaca Sérgio Soares, que falou sobre a mudança que o time sofreu desde a sua chegada, em dezembro de 2014: “Mudamos a forma de o Bahia jogar. Antes jogava com três volantes e agora atua mais agressivo com dois meias. Passou a propor mais jogo”.

E certamente ‘propondo o jogo’ que o Bahia deve entrar em campo neste sábado, ainda mais com 90% da torcida ao seu lado. “É importante o torcedor comparecer a um jogo como esse. A partida fica ainda maior porque as duas equipes estão brigando pelo acesso. Tenho certeza que a torcida vai abraçar o time nessa reta final para caminhar para o acesso”, completa.

Tarde especial para Mancini

Em sua terceira passagem pelo Vitória, Vágner Mancini completa neste sábado o 100º jogo no comando rubro-negro. E garante não se arrepender de nada: “Não teria mudado uma vírgula. História se escreve com acertos e erros. É uma marca importante num grande clube. Acho bacana, mostra identificação. Porém, sei que são apenas números”.