Topo

Vitória leva gol no fim, empata e perde chance de "roubar" 1º lugar do Bota

Do UOL, em São Paulo

16/10/2015 23h20

Durou até os 39min do segundo tempo o triunfo e a liderança provisória do Vitória na Série B. Com um a menos, o time baiano vinha segurando o Paraná em jogo disputado na noite desta sexta-feira, na Fonte Nova, mas Thiaguinho marcou um belo gol de fora da área (o seu primeiro na competição) no fim da partida e decretou o empate de 1 a 1 entre as equipes.

Com a igualdade, o Vitória chega só a 56 pontos e perde a oportunidade de assumir, pelo menos temporariamente, a liderança da Série B, que permanece com o Botafogo. O time carioca – que encara o Bragantino neste sábado – soma os mesmos 56 pontos, mas leva a melhor no saldo de gols.

Fases do jogo: O Vitória precisou de apenas 11 minutos de jogo para inaugurar o placar na Arena Fonte Nova. Diogo Mateus cruzou para o meio da área, Kanu ‘subiu no terceiro andar’ e cabeceou com estilo no canto esquerdo do goleiro; a bola ainda bateu na trave antes de entrar. 1 a 0. O que se viu a partir daí foi um duelo de bastante equilíbrio, com o Vitória tocando bem a bola, apesar da dificuldade de penetrar na defesa do Paraná, que por sua vez também conseguia armar, com velocidade, alguns ataques interessantes.

Na etapa final, aos 11min, Diego Renan foi expulso após receber o segundo amarelo – este por simulação – e deixou o Vitória com um jogador a menos em campo. Com o tempo, o Paraná foi criando chances e levando perigo ao gol de Gatito. E aos 39min não teve jeito. Após sobra da zaga rubro-negra, Thiaguinho acertou um belo chute de fora da área e deixou tudo igual na Fonte Nova. E não fosse uma defesa espetacular de Gatito quase nos acréscimos, o Vitória teria saído da Fonte Nova sem nenhum ponto.

O melhor: Kanu. Aproveitando bastante sua impulsão, o zagueiro foi um dos jogadores do Vitória que mais levaram perigo ao gol do Paraná. Deixou a sua marca logo no início do jogo e também foi decisivo no setor defensivo, cortando diversos cruzamentos.

O pior: Carlinhos. Pouco produtivo no ataque, até pelo estilo de jogo do Paraná nesta noite, acabou substituído logo no começo do segundo tempo.

Parceiro novo. O uniforme que o Vitória entrou em campo nesta sexta-feira contou com a novidade de seu novo patrocinador, a Vapt Blue Tintas, estampada no calção e no verso da camisa, abaixo do número. Excepcionalmente nesta 30ª rodada, a imagem será colocada na manga da camisa, em virtude do último jogo da campanha do MPT (Ministério Público do Trabalho), em combate ao trabalho infantil.