Topo

Bahia encerra jejum de 1 mês com vitória sobre Oeste e volta ao G-4

Do UOL, em São Paulo

17/10/2015 18h21

O Bahia finalmente encerrou um jejum ingrato na Série B. Sem vencer há um mês – o último triunfo foi contra o Bragantino em 11 de setembro, há cinco rodadas -, o time nordestino interrompeu nesta 31ª rodada a sequência negativa que custou até o cargo do técnico Sérgio Soares. Na estreia sob o comando de Charles Fabian, o clube tricolor conseguiu, a muito custo, derrotar o Oeste fora de casa, por 1 a 0, com gol de Kieza. De quebra, ainda voltou ao G-4 do torneio nacional.

As duas equipes tinham novidades no banco. Além da efetivação no Bahia, o Oeste contava com um interino no comando: Renan Freitas assumiu a equipe após a saída de Roberto Cavalo, que deixou o clube paulista para treinar o Criciúma. No clube baiano, o “novo antigo” treinador revive um filme em busca de um fim diferente: na última temporada, assumiu o Bahia no fim da Série A após a queda de Gilson Kleina, mas não evitou o rebaixamento.

Em campo, o Bahia parecia que nem era o visitante no duelo pela Série B – muito em parte, talvez, pela ótima presença de torcedores da equipe, muitos deles residentes em São Paulo, no setor visitante do estádio em Osasco. O time nordestino acumulou chances na etapa inicial, enquanto os donos da casa só chegaram uma vez perto do gol. A abertura do placar saiu aos 32min para a equipe baiana, após Kieza, sempre ele, completar escanteio de cabeça.

 O cenário mudou completamente na etapa final. Com a vantagem no placar, o clube baiano se fechou atrás e deixou o Oeste controlar a posse de bola. Mesmo assim, os visitantes conseguiram segurar bem a partida na defesa e pouco tomaram sustos para sair com a vitória.

Com o triunfo, os baianos sobem para a quarta colocação, com 51 pontos. O time paulista, por sua vez, fica na 15ª posição, com 38 pontos somados. Charles Fabian terá pouco tempo para montar o Bahia para a próxima rodada: já na terça-feira, recebe o Criciúma, às 21h (de Brasília), na Fonte Nova. O Oeste só volta a campo na sexta-feira, quando visita o América-MG às 21h.

Kieza na cola de Ricardo Oliveira

Mais uma vez o Bahia contou com o faro de artilheiro de Kieza. O jogador abriu o placar em Osasco para a equipe nordestina e chegou aos 26 gols na temporada. O artilheiro está a apenas cinco de Ricardo Oliveira, artilheiro do ano no futebol brasileiro e convocado para a Seleção Brasileira por Dunga – marcou um gol na vitória sobre a Venezuela.