Topo

Com gol e choro de Kieza, Bahia bate Criciúma em Salvador e se mantém no G4

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 22h53

O Criciúma bem que tentou, mas não conseguiu parar o Bahia e a sua empolgada torcida que encheu a Fonte Nova na noite desta terça-feira, em partida que abriu a 32ª rodada da Série B. Depois de tanto insistir, principalmente pelo alto, o time baiano chegou ao gol da vitória de 1 a 0 com Kieza, já aos 42min do segundo tempo, de cabeça. Logo depois de marcar, o atacante não aguentou e caiu no choro, ainda com o jogo rolando.

Com o resultado, o Bahia vence a segunda seguida, chega aos 54 pontos, assume o terceiro lugar da tabela e se garante por pelo menos mais uma rodada dentro do G-4. Agora, seca os adversários no fim de semana para seguir ainda mais firme na terceira posição.

Fases do jogo: Faltou capricho ao Bahia na etapa inicial. Não fosse isso, o time tricolor poderia ter ido para o intervalo com pelo menos um gol de vantagem. Totalmente superior ao Criciúma, que só assustou um chute da entrada da área de Bruno Lopes, aos 28min, o Bahia cansou de criar chances de gol. Mas na hora das finalizações, vacilou. Kieza, Eduardo, Maxi e até Gabriel Valongo tiveram oportunidade de mandar a bola para as redes, mas não o fizeram.

A pressão seguiu na etapa final. Não com tanta intensidade, mas o Bahia continuou controlando a posse de bola, dominando seu adversário. Com o Criciúma quase todo recuado, o time tricolor apostou no tradicional ‘chuveirinho’, e no fim, deu certo. Depois de Gabriel Valongo e Roger 'tirarem tinta' da trave com boas cabeceadas, Kieza não desperdiçou. Aproveitou o cruzamento e mandou para as redes, marcando o seu 12º gol na Série B.

O melhor: Gabriel Valongo. Ótima partida no setor defensivo e por pouco não deixou a sua marca. Foi um dos que mais finalizou do Bahia.

O pior: João Paulo Penha. Errou muito e não conseguiu criar como poderia. Acabou vaiado por parte da torcida do Bahia e saiu no começo do segundo tempo.

Para lembrar:

Contestado. Ou não. Jovem de apenas 22 anos, João Paulo Penha não fez um bom primeiro tempo e começou a ser vaiado por parte da torcida quando pegava na bola. Outra parte da torcida, porém, deu apoio ao jogador.

Show de horrores! A partida na Fonte Nova contou com alguns lances bizarros. Entre eles um chute de João Paulo Penha que bateu em sua outra perna e foi pela linha de fundo, e um lateral que escorregou das mãos de Railan e irritou até o técnico Charles Fabian.