Topo

Botafogo perde do Ceará em jogo marcado por pênalti polêmico de Jefferson

Jefferson não consegue defender o pênalti cobrado por Rafael Costa - Pedro Martins/AGIF
Jefferson não consegue defender o pênalti cobrado por Rafael Costa Imagem: Pedro Martins/AGIF

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 22h52

O cenário era perfeito: em casa, o Botafogo tinha a chance de dar um importante passo rumo à Série A do Brasileirão. O Ceará, no entanto, time que está na zona de rebaixamento, conseguiu vencer o time carioca por 1 a 0, após um pênalti polêmico no segundo tempo. 

No primeiro tempo, a forte marcação e a falta de criatividade de ambos os times deixaram o jogo sem emoção, sem praticamente chances de gol. A melhor chance do time carioca se deu aos 22 minutos, com Tomas, em chute de longe que desviou na zaga e quase encobriu o goleiro.

O adversário assustou o Botafogo em dois lances, ambos com Rafael Costa. Primeiro, em uma conclusão de fora da área, aos 15, que Jefferson espalmou para o lado. Depois, aos 38 minutos, em finalização de cabeça para fora.

O Ceará assustou o Botafogo logo no primeiro minuto do segundo tempo, com Ricardinho, em chute de longe. A bola passou perto do travessão e assustou Jefferson. Aos nove, o time cearense abriu o placar no Engenhão, depois de um erro de arbitragem.

No lance, Alex Amado caiu na área após lançamento na área e saída de Jefferson do gol. O goleiro, porém, não encostou no atacante do Ceará -- o camisa 1 ainda recebeu cartão amarelo. Na cobrança, Rafael Costa fez 1 a 0 para o time visitante. O Botafogo chegou pouco após a abertura do placar.

Aos 44 minutos, Daniel Carvalho mandou a bola perto do travessão. Na melhor chance, já no último ataque, Navarro cabeceou para a defesa do goleiro Éverson, que quase entrou com a bola no gol. 

Com a vitória, o Ceará ficou a seis pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Macaé, que soma 35 pontos. O Botafogo, por sua vez, perdeu a chance de abrir seis pontos em relação ao Vitória. O time carioca tem 59 pontos após a disputa de 31 jogos. 

Na próxima rodada, o Botafogo vai a Pernambuco enfrentar o Náutico. A partida será disputada no próximo sábado, às 17h30. No mesmo dia, às 21h, o Ceará recebe o Boa Esporte em Fortaleza.