Topo

Com um a mais, América-MG goleia Vitória em casa e fica bem perto da elite

Do UOL, em São Paulo

10/11/2015 20h48

E deu América-MG no duelo que valia o segundo lugar da Série B disputado na noite desta terça-feira, pela 35ª rodada da Série B. Diante de um estádio Independência quase lotado, o time mineiro aproveitou a expulsão de Rhayner ainda no primeiro tempo e goleou o concorrente direto Vitória por 4 a 0, ficando assim bem perto de voltar à Série A.

O segundo gol mineiro contou com muita reclamação por parte do time rubro-negro, inclusive do técnico Vágner Mancini, que cobrou a arbitragem na saída para o intervalo. Isso porque Marcelo Toscano, autor do gol, estava em posição de impedimento quando recebeu o passe.

Com o resultado, o América-MG chegou aos 63 pontos e abriu ótima vantagem em relação ao quinto colocado (Santa Cruz), que ainda pode mudar com os resultados dos jogos que ainda serão disputados na noite desta terça-feira. Fora isso, ficou a dois pontos do Botafogo e colocou pressão no time carioca na briga pelo título.

O Vitória, por sua vez, estaciona nos 60, mas ainda segue na terceira colocação e em situação até confortável na tabela de classificação.

Fases do jogo: Pelos cinco primeiros minutos no Independência, o Vitória deu mostras de que poderia jogar de igual com o América-MG no início da partida, até porque logo aos 3min já assustou com chute de Diego Renan (de fora da área) que tirou tinta da trave. Mas não conseguiu segurar o time da casa, que logo depois passou a tomar conta do jogo e, de tanto pressionar, abriu o placar aos 16min. Marcelo Toscano recebeu na direita, passou por Ramon e cruzou rasteiro, na medida, para Diego Lorenzi se antecipar à zaga e mandar para as redes. 1 a 0. E o que tinha ficado bom para o América-MG ficou ainda melhor quando Rhayner, aos 37min, acabou expulso ao parar contra-ataque (ele já tinha o amarelo). Com um a mais, o time da casa conseguiu ampliar ainda antes do intervalo. Marcelo Toscano recebeu lançamento pela direita (um pouco à frente da defesa do Vitória) e soltou uma bomba da entrada da área, marcando um golaço. 2 a 0, e festa no Independência.

Na etapa final, com Jorge Wagner na vaga de Pedro Ken, o Vitória até surpreendeu e, mesmo com um a menos, conseguiu oferecer perigo ao gol do América-MG. Logo aos 5min, após bom cruzamento do próprio Jorge Wagner, o zagueiro Ramon apareceu livre dentro da área e perdeu boa chance, mandando para fora. Chegou a ensaiar uma pressão, mas foi pouco efetivo com a bola no chão. Já o América-MG, quando conseguiu reagir, foi fatal. Aos 30min, depois de Guilherme Mattis salvar o gol de Pablo em cima da linha, a jogada ganhou sequência e, após cruzamento de Marcelo Toscano na direita, Richarlison dominou na pequena área, girou e finalizou no canto esquerdo de Gatito. 3 a 0. E ainda houve tempo para mais um, logo depois, aos 32min. Neste, Pablo tabelou com Marcelo Toscano (que devolveu de calcanhar) pela direita, invadiu a área e bateu cruzado para transformar a vitória em goleada. 4 a 0.

O melhor: Marcelo Toscano. Atuação de gala do atacante do América-MG. Fez um golaço (o segundo) e deu assistência para os outros três.

O pior: Rhayner. Perdeu a cabeça. Já tinha amarelo, parou um contra-ataque com um carrinho por trás e deixou o Vitória com um a menos ainda aos 37min do primeiro tempo.

Para lembrar:

Garçom. Responsável por três assistências nesta terça-feira, Marcelo Toscano chegou a 12 na Série B.

Inédito. Foi a primeira vez que o Vitória levou mais de três gols nesta Série B.

Ah, é Givanildo! No fim do jogo, torcida do América-MG gritou o nome do treinador Givanildo Oliveira, que está bem perto de conquistar o seu sexto acesso em campeonatos nacionais.