Topo

Bahia só empata na Fonte Nova, rebaixa ABC e fica mais distante da elite

Do UOL, em São Paulo

10/11/2015 23h23

O Bahia ficou mais distante da Série A na noite desta terça-feira. O time tricolor recebeu o antepenúltimo colocado ABC, que inclusive acabou rebaixado para a terceira divisão. Mas nem assim conseguiu dar alegria a sua torcida, que no último sábado já havia saído da Fonte Nova decepcionada com a derrota para o Santa Cruz. Desta vez, apenas empatou em 2 a 2 com o time potiguar, e desta forma acabou se distanciando do G-4, a três rodadas do fim da Série B.

Com o resultado, o Bahia foi a 55 pontos e ficou a três de distância para o quarto colocado Santa Cruz. Na sétima posição, o time tricolor ainda tem Sampaio Corrêa (57) e Náutico (56) a sua frente. Já o ABC, indo a 29 pontos, fica a 41 do 17º colocado Ceará e confirma matematicamente o seu rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Fases do jogo: O Bahia começou muito bem a partida. Tanto é que, logo no primeiro minuto, Roger exigiu boa defesa de Saulo, com os pés. E apenas seis minutos depois, já conseguiu abrir o placar, com Kieza. O ABC saiu jogando mal, Eduardo retomou a bola e serviu o K9, que com um lindo toque de direita, com a parte de fora do pé, mandou no ângulo. 1 a 0. O time tricolor poderia ter feito o segundo aos 20min, com Roger, mas o atacante tentou driblar o goleiro e desperdiçou boa chance. E o castigo veio logo depois. Aos 26min, Pingo arriscou quase da entrada da área de canhota, a bola desviou na chuteira do zagueiro e foi no ângulo. 1 a 1. E quando o ABC ameaçou crescer no jogo, o Bahia deu a resposta. E mais uma vez em lance iniciado por Eduardo. Ele fez boa jogada pelo meio e serviu Roger, que soltou o pé de esquerda e voltou a colocar o time tricolor na frente, aos 39min. 2 a 1. Porém, mais uma vez o Bahia dormiu. Quase no minuto seguinte, Jandson Chiclete deu lindo passe de primeira e deixou Bismark na cara do gol; ele driblou Douglas Pires e tocou para as redes. 2 a 2.

O jogo ganhou ainda mais em velocidade na etapa final. Lance de perigo quase a cada ataque, dos dois lados. Mas as melhores chances eram do Bahia. Aos 7min, Saulo precisou fazer ótima defesa em cabeceada do Roger. Aos 15min, Maxi recebeu longa assistência de Tiago Real e ficou cara a cara com Saulo. Fez quase tudo certo, mas na cavadinha acabou tirando demais do goleiro e mandou para fora. Mais na base da raça, o Bahia continuou criando oportunidades de gol, mas começou a encontrar dificuldades para passar pela bem armada defesa do ABC, que por sua vez ainda conseguia explorar os contra-ataques. Charles Fabian tentou mudar, colocando Alexsandro e Rômulo. Mas nada foi suficiente para o Bahia evitar mais um resultado decepcionante diante de seu torcedor.

O melhor: Eduardo. Apesar do tropeço do Bahia, fez a sua parte no setor se criação. Foi responsável pelas duas assistências para gol do time tricolor.

O pior: Cicinho. Vaiado pela torcida quase sempre que pegava na bola, acabou substituído já no intervalo pelo técnico Charles Fabian.

Para lembrar:

Charles x torcida. Diante das vaias da torcida a Cicinho ainda no primeiro tempo, Charles Fabian chegou a pedir para que os tricolores parassem de ‘pegar no pé’ do lateral tricolor. Não adiantou muito, e o próprio treinador passou a ser cobrado pela torcida.

Decepcionou. Pouco mais de 5 mil pessoas acompanharam o jogo na Fonte Nova nesta terça-feira. Número bem abaixo do clássico contra o Santa Cruz, no último sábado, quando quase 30 mil compareceram à Arena.