Topo

Confira os 10 momentos mais marcantes do Botafogo na Série B

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2015 23h33

O Botafogo venceu o Luverdense na noite desta terça-feira, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde-MT, e garantiu matematicamente seu retorno à elite do Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência. Confira os 10 momentos mais marcantes da campanha do Alvinegro na Série B:

1 – Ricardo Gomes retorna ao futebol

Após 4 anos de afastamento por causa de um AVC, o técnico Ricardo Gomes voltou ao futebol como treinador do Botafogo em momento delicado da campanha, no fim de julho. O time derrapava na tabela e chegou a deixar a liderança por algumas rodadas. Com o técnico no comando, o Alvinegro recuperou o bom futebol e conseguiu finalmente decolar na ponta da classificação.

2 – Reserva decisivo

Sassá teve poucas oportunidades no time titular e quando isso ocorreu, não teve o mesmo desempenho. Isso não importa, já que o atacante teve papel fundamental saindo do banco de reservas. O jogo com o Vitória foi um exemplo claro. O Botafogo estava na segunda colocação e assumia a liderança ao bater o time baiano. Levou um gol aos 48min e viu a frustração de perto. Sorte que o jovem jogador fez um histórico aos 49min e garantiu o triunfo e a volta à liderança.

3 – Desmanche desequilibra elenco

Em uma só tacada, o Botafogo perdeu peças importantes logo no meio da Série B. Jogadores como Rodrigo Pimpão, Bill, Marcelo Mattos e Gilberto acabaram deixando o clube por razões diferentes. O primeiro e o último foram negociados, enquanto os outros dois chegaram a um acordo com a diretoria para deixar o clube.

4 – Novas estrelas surgem

Com a perda de alguns de seus principais destaques na temporada, o Botafogo derrapou na tabela no fim do primeiro turno, mas se recuperou ao encontrar novas estrelas, algumas delas, inclusive, já estavam no grupo. Os atacantes Neilton e Navarro assumiram protagonismo no setor ofensivo, enquanto Daniel Carvalho se tornou motor do meio-campo, auxiliado pela proteção de Rodrigo Lindoso, contratado junto ao Madureira.

5 – Joia de 17 anos ganha espaço e base brilha

Liderados pelo atacante Luis Henrique, a base do Botafogo ganhou papel fundamental durante a campanha da Série B. O jogador de apenas 17 anos fez gols importantes e virou xodó da torcida, mas outras revelações também se destacaram, como Sassá, Fernandes, Gilberto, Octávio, Gegê, entre outros.

6 – Troca na diretoria

A briga entre o então vice presidente de futebol Antônio Carlos Mantuano e o técnico do Figueirense Argel Fucks após a eliminação na Copa do Brasil desgastou o relacionamento entre a diretoria do Botafogo, em agosto. O cartola não gostou da forma com que o clube lidou com sua suspensão pelo episódio e renunciou ao cargo em meio à Série B, instaurando uma breve crise na cúpula do Alvinegro, que também vivia momento irregular em campo.

7 – Estrela solitária, Jefferson divide tempo com seleção

Única estrela do elenco alvinegro, o goleiro Jefferson se dividiu entre as partidas do Botafogo na Série B e os jogos da seleção brasileira. As constantes ausências permitiram que os reservas Renan e Helton Leite tivessem espaço durante a disputa da competição.

8 – Goleada para o Macaé e adeus de René

O Botafogo vivia dias tranquilos no começo da Série B até sofrer uma surpreendente goleada por 4 a 2 para o Macaé, na nona rodada. O revés iniciou um momento de irregularidade que resultaria na eliminação da equipe na Copa do Brasil e na demissão de René Simões pouco mais de duas semanas depois.

9 – Promessa de Maitê Proença

O Botafogo nem havia estreado na Série B quando a atriz e apresentadora Maitê Proença fez a promessa que marcou a campanha do time na competição. Ela prometeu tirar a roupa em caso de retorno do Botafogo para a elite do Campeonato Brasileiro, algo que foi lembrado durante toda a disputa.

10 – E, finalmente, o retorno!

Após duas rodadas de expectativa, o Botafogo finalmente retornou à Série A do Campeonato Brasileiro com uma vitória sobre o Luverdense nesta terça-feira. O time fez a festa da torcida com mais um triunfo e encerrou o calvário iniciado com o rebaixamento no ano passado.