Topo

Título sem volta olímpica? Botafogo pode viver situação inusitada em festa

O Botafogo está próximo de garantir o título da Série B do Brasileiro - Vitor Silva / SSPress
O Botafogo está próximo de garantir o título da Série B do Brasileiro Imagem: Vitor Silva / SSPress

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2015 11h00

A festa pelo retorno do Botafogo à elite do futebol brasileiro pode terminar de forma inusitada no Estádio Nilton Santos, neste sábado. O Alvinegro enfrenta o Santa Cruz às 17h30 pela 36ª rodada da Série B e pode até mesmo ser campeão, mas somente após o término do jogo do América-MG com o Paraná, às 21h. Ou seja, um possível título não terá direito nem mesmo a uma volta olímpica.

O Botafogo se sagra campeão neste sábado caso vença o Santa Cruz e o América-MG não passe de um empate contra o Paraná em Curitiba. Em caso de empate com o time pernambucano, o Alvinegro ainda pode conquistar o título, mas terá que torcer por uma derrota dos mineiros.

Ainda assim, o clima é de festa para a partida. A tendência é que o público seja o maior desde a reabertura do estádio, no começo deste ano. A procura por ingressos é intensa e foram liberados mais lugares para torcedores: atualmente, estão disponíveis 35 mil bilhetes, pouco menos que a capacidade total da arena, de 45 mil.

“Estamos focados no jogo de sábado. Seria uma frustração muito grande esse título não vir. O segundo colocado não é lembrado, só o primeiro”, disse o lateral esquerdo Thiago Carleto, deixando claro o foco no título da Série B.

A situação do Botafogo lembra a que o Corinthians passou na última rodada do Campeonato Brasileiro, quando poderia ter se sagrado campeão no domingo após ter jogado no sábado. No caso do Alvinegro, a espera por uma definição será menor, mas de igual nervosismo.

“Nunca passei por isso, então não posso te dizer como é. Posso imaginar que seja uma coisa bem ruim. Vou ficar na ansiedade. Mas o importante é o nosso papel. O torcedor vai comparecer, vai lotar o estádio. Torcedor sabe que a gente correu, fez por merecer o acesso, apesar de alguns jogos a gente ter perdido, isso é normal. Mas o torcedor nunca deixou de apoiar. Cabe a nós fazermos a nossa parte. Vamos fazer de tudo para ganharmos. Quem sabe a gente não fica um pouco mais aqui pelo estádio para ver se não nos consagramos campeões sábado”, completou Carleto.

O Santa Cruz, no entanto, não deve ser um adversário fácil de ser batido no Nilton Santos. O time é o atual quarto colocado da competição e luta diretamente por uma vaga na Série A de 2016. Uma vitória fora de casa deixaria os pernambucanos ainda mais perto do sonho de retornar à elite do Brasileiro.

BOTAFOGO X SANTA CRUZ

Data: 14 de novembro de 2015
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)

Botafogo
Helton Leite; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Thiago Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton e Navarro (Ronaldo).
Técnico: Ricardo Gomes

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Vitor, Danny Morais, Alemão e Allan Vieira; Wellington Cézar, Bileu, João Paulo, Lelê e Luisinho; Grafite (Bruno Moraes)
Técnico: Marcelo Martelotte