Topo

Botafogo veta relaxamento para evitar ameaça ao título na última rodada

O Botafogo quer garantir o título já nesta sexta-feira e evitar duelo decisivo com América-MG - Vitor Silva / SSPress
O Botafogo quer garantir o título já nesta sexta-feira e evitar duelo decisivo com América-MG Imagem: Vitor Silva / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/11/2015 06h00

O Botafogo continua muito próximo do título da Série B do Campeonato Brasileiro, mas uma vitória às 21h30 desta sexta-feira, contra ABC-RN, em Brasília, é fundamental para que o time não tenha a conquista ameaçada de forma inesperada na reta final da competição. Caso perca a partida válida pela 37ª rodada, o Alvinegro pode ter que fazer uma decisão com América-MG no seu último compromisso pela segunda divisão.

O time de General Severiano garantiu seu retorno à Série A na 35ª rodada, mas o título ainda é um objetivo importante no clube. Contra o Santa Cruz, no último sábado, o relaxamento provocado pelo acesso conquistado na partida anterior fez com que a equipe sofresse uma dolorosa derrota por 3 a 0 e deixasse o Estádio Nilton Santos muito vaiada.

"Contra o Santa Cruz, entramos relaxados mesmo. Não jogamos como estávamos acostumados. Fora de casa, jogamos muito melhor contra o Luverdense, por exemplo. Esperávamos daquele nível para melhor. E não conseguimos. Queremos acabar logo com isso. Já conseguimos o acesso. Mas está em nossas mãos o título e não vamos deixar escapar", disse o zagueiro Diego Giaretta.

O Botafogo pode sagrar-se campeão até mesmo com uma derrota para o ABC, mas Vitória e América-MG não poderiam vencer seus jogos no sábado. As duas equipes jogam em casa no sábado, às 17h30: os baianos contra o Luverdense e os mineiros contra o Ceará. Com um empate, o Alvinegro só precisaria de um tropeço do América-MG.

Além do reforço da torcida em Brasília, onde tem muitos adeptos, o Botafogo terá o retorno do goleiro Jefferson. O capitão alvinegro estava com a seleção brasileira, mas ficou no banco de reservas nas partidas das Eliminatórias e, portanto, está em condições de começar o duelo como titular.

O ABC, por sua vez, já está rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Até mesmo por isso, o time do Rio Grande do Norte aceitou vender o mando de campo da partida para o Mané Garrincha. A intenção da equipe é encerrar de forma honrosa o campeonato, dentro das circunstâncias negativas.

ABC X BOTAFOGO

Data: 20 de novembro de 2015
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)

ABC

Saulo; Ednei, Suéliton, Adriano Alves e Ednei; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton e Ronaldo Mendes; Pingo e Bismark
Técnico: Sérgio China

Botafogo

Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Thiago Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton e Navarro (Ronaldo).
Técnico: Ricardo Gomes