Topo

Vitória bate Luverdense e garante acesso; Santa e América-MG também sobem

Do UOL, em São Paulo

21/11/2015 19h28

O Vitória está de volta à nata do futebol brasileiro, Neste sábado, na Arena Fonte Nova, o time rubro-negro bateu o Luverdense por 3 a 0 e garantiu com uma rodada de antecipação o acesso à Série A do Brasileirão.

Mas, a despeito do placar elástico, o Vitória demorou a engrenar. No primeiro tempo, exemplo, os donos da casa chutaram apenas uma vez à meta rival. Sem aspirações no campeonato, o Luverdense também pouco ameaçava. 

A conversa no vestiário teve efeito imediato para o Vitória, que voltou do intervalo com uma postura bem mais agressiva, insinuante. Logo aos 2 minutos, Guilherme Mattis exigiu defesa milagrosa de Gabriel Leite. O gol estava amadurecendo.

Aos 15, Escudero cobrou falta com perfeição, no canto de Gabriel, que só assistiu à bola tocar na trave antes de balançar as redes: 1 a 0. Quatro minutos mais tarde, Kanu, no papel de centroavante, precisou chutar duas vezes para anotar o segundo gol do Leão.

O melhor estava por vir. Aos 25 minutos, Escudero parou no goleiro Gabriel mas, no rebote, Elton emendou um belo voleio para fechar o marcador.

Com o triunfo, o Vitória subiu aos 66 pontos, e, por enquanto, é o vice-líder da Série B. Já o Luverdense, que não brigava por mais nada no campeonato, ficou na 10ª posição, com 51 pontos.

VITÓRIA 3 X 0 LUVERDENSE

Data: 21 de novembro de 2015
Horário: 17h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Helton Nunes e Eder Alexandre (ambos de SC)
Gol: Escudero, aos 15min, Kanu, aos 19min, e Elton, aos 25 do segundo tempo
Cartões amarelos: Vander (Vitória); Everton, Luiz Otávio e Osman (Luverdense)

VITÓRIA: Roberto Fernández (Fernando Miguel); Diogo Mateus, Guilherme Mattis, Kanu e Diego Renan; Amaral (Jorge Wagner), Pedro Ken, Escudero e Vander (Yan); Rayner e Elton. 
Técnico: Vagner Mancini

LUVERDENSE: Gabriel Leite; Gabriel Passos, Luiz Otávio, Everton e Paulinho; Muralha (Júlio Terceiro), Osman e Diego Rosa; Alípio (Rafael Silva), Lucas Fernandes e Assuério (Adriano da Matta).  
Técnico: Júnior Rocha

Santa Cruz volta à elite depois de nove anos

Demorou, mas o Santa Cruz, enfim, confirmou sua heroica escalada rumo à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time pernambucano venceu o Mogi Mirim por 3 a 0, fora de casa, foi a 64 pontos e também carimbou sua passagem à elite depois de nove anos ausente. Os gols foram marcados por Daniel Costa, Bruno Moraes e Bileu.

Com empate, América-MG retorna à Série A

O quarto e último classificado para a Série A em 2016 é o América-MG. Neste sábado, no Independência, o time mineiro ficou no empate em 1 a 1 com o Ceará. Assim, garantiu a quarta colocação na Série B, com 64 pontos, e não pode ser mais ultrapassado. Os gols foram anotados por Wesley Matos (América-MG) e Siloé (Ceará).

Ao Ceará, fica a missão de se livrar do rebaixamento à Série C. Com 42 pontos, na 17ª posição, o 'Vovô' terá de vencer seu próximo compromisso, ante o Macaé, no sábado, dia 18, no Castelão, e torcer para o Oeste, 16º lugar, com 43 pontos, não bater o Paysandu, também no dia 28, em Itápolis.