Topo

Com recorde de público, Ceará vence, rebaixa Macaé e permanece na Série B

Do UOL, em São Paulo

28/11/2015 19h25

Ainda não será dessa vez que o Ceará cairá para a Série C pela primeira vez em sua história. Com um gol de pênalti polêmico e muita emoção no final, o time alvinegro levou a melhor no confronto direto com o Macaé na tarde deste sábado, venceu por 1 a 0 e assim confirmou permanência na segunda divisão. Festa da torcida, que lotou o Castelão e fez o recorde de público da Série B 2015: 45.539 pagantes, e 46.920 no total.

Até então, o maior público havia sido registrado no jogo entre Santa Cruz e Botafogo, no Arruda, dia 8 de agosto, quando 44.865 torcedores compareceram ao estádio – sendo 43.320 pagantes.

Com o resultado, o Ceará termina a Série B com 45 pontos em 38 jogos, na 15ª colocação. O Macaé, por sua vez, junta-se a Mogi Mirim, Boa Esporte e ABC e vai mais uma vez disputar a Série C do Campeonato Brasileiro no ano que vem. Quem também se salvou foi o Oeste, que empatou com o Paysandu em Osasco e ficou com o 16º lugar, com 44 pontos.

Fases do jogo: Melhor em campo e com mais posse de bola, o Ceará foi criando chances ao longo do primeiro tempo, mas nenhuma delas de tanto perigo. Desta forma, foi preciso um pênalti (polêmico) para o time alvinegro ficar à frente no placar. Aos 41min, após bola cruzada na área, o juiz viu falta de Henrique em cima de Alex Amado (um encontrão nas costas do atacante, que subia para cabecear). Na cobrança, Rafael Costa deslocou o goleiro e fez ‘explodir’ a Arena Castelão. 1 a 0.

O cenário no segundo tempo foi outro. Precisando de pelo menos um gol para evitar o rebaixamento, o Macaé voltou mais incisivo, e passou a dividir a posse de bola e os ataques de perigo com o Ceará, que mais apostava nos contra-ataques. O time alvinegro não conseguiu ‘matar o jogo’, desperdiçando boas chances, e deu ao time fluminense uma chance de ouro. Já nos acréscimos, Jones acertou lindo chute quase da entrada da área, no ângulo; foi a vez de Éverson brilhar, fazer milagre e garantir o Ceará na Série B.

O melhor: Tiago Cametá. Boa opção ofensiva pela direita. Correu demais, e também foi bem no setor defensivo.

Para lembrar:

1ª vez.  Foi a estreia do técnico Lisca no Castelão, pelo Ceará. Até então, ele só tinha comandado o time alvinegro, como mandante, no Presidente Vargas.

Goleador. Com o gol de pênalti, o atacante Rafael Costa terminou esta Série B como artilheiro do Ceará, com nove gols.