Topo

No ritmo de Pokémon GO. Pikachu desencanta, mas Vasco sofre empate no fim

Yago Pikachu marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco - Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Yago Pikachu marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

do UOL, em São Paulo

16/07/2016 20h22

Na semana em que Pokémon GO, um jogo de realidade virtual aumentada no celular, virou febre em todo o planeta, Yago Pikachu desencantou com a camisa do Vasco. Apesar do game ainda não estar disponível no Brasil, o lateral direito, homônimo do personagem mais famoso, parece ter se inspirado no nova onda do momento para marcar seu primeiro gol com a camisa vascaína, quase suficiente para garantir a vitória dos cariocas sobre o Luverdense, que buscou um empate por 1 a 1 nos acréscimos, em partida realizada neste sábado, no Estádio Passo das Emas, válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Apesar do tropeço, o Vasco reassume a liderança isolada da segunda divisão do campeonato nacional. Agora, os cariocas estão com 32 pontos, um a mais que o CRB, segundo colocado. Já o Luverdense segue estacionado na nona posição, com 22 pontos conquistados.  

Quem foi bem: Martin Silva

Martín Silva, único titular do Vasco em campo neste sábado, foi o grande destaque do jogo. Com a equipe vascaína pressionada no primeiro tempo, o goleiro uruguaio brilhou em pelo menos quatro chegadas perigosas do Luverdense. Na mais perigosa, Tozin cabeceou firme no canto esquerdo, mas o arqueiro saltou bonito para evitar o gol dos donos da casa. Nos acréscimos, no entanto, não foi capaz de segurar a cabeçada de Alfredo, que subiu sozinho no meio da defesa carioca.

Cabeça na Copa do Brasil

Nenê jogo vasco - @Nene10/Twitter - @Nene10/Twitter
Nenê acompanhou a partida pela televisão
Imagem: @Nene10/Twitter

De olho na Copa do Brasil, o técnico Jorginho viajou com um elenco repleto de reservas para a partida deste sábado. Dos titulares, somente o goleiro Martín Silva começou jogando, e entre os 19 jogadores que foram, muitos não possuíam sequer 20 anos. O Vasco voltará a enfrentar o Santa Cruz na quarta-feira da semana que vem em Recife (PE), e os pernambucanos jogam com a vantagem do 0 a 0. Em caso de novo um 1 a 1, a decisão vai para os pênaltis. Já se acontecer um empate com dois ou mais gols de diferença, o Cruzmaltino fica com a vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Luverdense pressiona, mas Martín Silva garante

Apesar de uma leve melhora no final do primeiro tempo, o Vasco foi dominado pelo Luverdense nos primeiros 45 minutos de jogo. Com mais posse de bola, a equipe do Mato Grosso criou diversas oportunidades de gol, mas parou na boa atuação de Martín Silva, único titular vascaíno em campo. Foram ao menos três defesas importantes realizadas pelo camisa 1.

Lesões atrapalham

Se o Vasco já sentia uma dificuldade por estar com uma equipe completamente reserva, a situação piorou ainda na etapa inicial, quando Caio Monteiro e William sentiram lesões e precisaram ser substituídos. Andrey e Mateus Pet, respectivamente, foram os escolhidos. Com isso, Jorginho ficou "amarrado" no segundo tempo, precisando ter cautela para fazer a última alteração.

Pikachu brilha, mas Vasco cede empate

Diferente do primeiro tempo, o Vasco voltou melhor na etapa final. Melhor posicionado em campo, evitou investidas perigosas do Luverdense e, aos poucos, chegou com qualidade ao ataque. O lance da vitória, no entanto, foi construído a partir de uma cobrança de tiro de meta. Após Martín Silva colocar a bola em jogo, Thalles, de cabeça, serviu Pikachu, que saiu na cara do goleiro e bateu com categoria para abrir o placar no Passo das Emas. A vitória parecia garantida, mas, aos 46 do segundo tempo, Alfredo subiu sozinho e frustou o líder da Série B.

Agenda

Na próxima rodada, o Vasco recebe o Bragantino, sábado (23), às 16h30 (de Brasília), em São Januário, enquanto o Luverdense visita o Bahia, no mesmo dia, mas às 18h30, na Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA

LUVERDENSE 1 X 1 VASCO

Local: Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT)
Data: 16 de julho de 2016 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Neuza Ines Back (SC) e Helton Nunes (SC)
Gol: Yago Pikachu (Vasco); Alfredo (Luverdense)
 
LUVERDENSE: Gabriel Leite, Raul Prata, Gabriel Valongo, Everton e Paulinho; Ricardo (Douglas Baggio), Jean Patrick, Moacir (Sérgio Mota), Régis Souza (Alfredo), Rogerinho; Tozin.
Técnico: Júnior Rocha.

VASCO: Martín Silva, Yago Pikachu, Jomar, Rafael Marques (Aislan) e Alan Cardoso; William (Mateus Pet), Diguinho, Julio dos Santos e Evander; Caio Monteiro e .
Técnico: Jorginho.