Topo

Sem Copa BR, Vasco tem foco integral na Série B. E com 'volta' da torcida

Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/09/2016 11h00

Pode parecer estranho, mas a eliminação da Copa do Brasil, após empate por 2 a 2 com o Santos, teve um saldo positivo. Evidentemente que a desclassificação gerou uma decepção, ainda mais com a convicção sobre os erros do árbitro Jean Pierre Goncalves Lima. Isso, porém, foi mais um elemento de união entre time e torcida.

O Vasco já tinha uma complicada missão pela frente após ser derrotado por 3 a 1, na Vila Belmiro. Precisava ganhar de 2 a 0 na última quarta e viu missão ficar ainda mais complexa com o gol marcado por Rodrigão. O Cruzmaltino, então, precisava repetir o placar do jogo de ida para levar aos pênaltis.

Quem não acreditava passou a torcer juntos após Nenê empatar. Quando Ederson virou e deixou o Vasco a apenas um gol da disputa de pênaltis, o estádio passou a viver um clima único. O atacante perdeu um gol na pequena área e viu o panorama mudar na sequência, quando começaram as polêmicas.

Lucas Lima empurrou Andrezinho e deu início a contra-ataque. Copete, em posição irregular, atrapalhou Rodrigo que fez gol contra, empatando o duelo em 2 a 2 e definiu a classificação. Andrezinho acabou expulso após dividida. O fim do jogo ficou uma grande decepção, mas também uma certeza: time e torcida fizeram as pazes.

“Para mim ficou claro isso. A torcida foi brilhante e respondeu ao desempenho do time dentro de campo. Encaramos um dos melhores times da primeira divisão e tivemos tudo para buscar a classificação. Não vou reclamar de novo para não ficar repetitivo, mas a arbitragem foi decisiva. O torcedor entendeu isso e esteve sempre do nosso lado”, disse Eurico Miranda.

E essa comunhão será fundamental para o Vasco na Série B. Com o objetivo de ser campeão brasileiro, a equipe terá uma decisão neste sábado, quando medirá forças com o vice-líder Atlético-GO, em São Januário. A torcida já deu um claro recado que está cansada da segunda divisão. Que dezembro chegue logo, para o Cruzmaltino retornar à elite do futebol brasileiro.