Topo

Inter fica a 5 vitórias de acesso, mas evita matemática: "Pode atrapalhar"

Inter chegou aos 48 pontos e se aproximou da média que garante acesso à Série A - CHICO PEIXOTO/LEIAJÁIMAGENS/ESTADÃO CONTEÚDO
Inter chegou aos 48 pontos e se aproximou da média que garante acesso à Série A Imagem: CHICO PEIXOTO/LEIAJÁIMAGENS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

24/09/2017 04h00

O Internacional está a cinco vitórias do retorno à elite do futebol brasileiro, mas não quer fazer contas. Depois de retomar a primeira colocação ao bater o Náutico em Caruaru, o Colorado falou em humildade, foco a curto prazo e driblou a contagem regressiva cada vez mais perto do final. Conter a euforia é uma das missões do clube a partir de agora.

Com 48 pontos, o Inter supera o América-MG e é líder pelo número de vitórias: 14 contra 13.

O número mágico, cinco vitórias, é baseado na média histórica dos times da Série B que garantiram retorno à primeira divisão.

“Não tem nada definido. Lógico que quando ganha fica mais perto. Mas de que jeito? Se não parar. E não queremos diminuir o ritmo”, disse Guto Ferreira. A frase do treinador do Inter resume o pensamento: não deixar as contas afetarem o time. Impedir que a proximidade com o objetivo faça o desempenho cair.

“Não estamos pensando a longo prazo, isso pode atrapalhar nosso rendimento. Vamos degrau a degrau atrás do objetivo”, comentou o goleiro Danilo Fernandes. “Esse número de cinco vitórias não é nosso, a gente trabalha jogo a jogo”, reforçou Roberto Melo, vice de futebol.

Outro motivo para o Internacional ficar longe da calculadora, de simuladores e projeções é o respeito aos adversários. Mesmo com sete pontos a mais que o quinto colocado – o Juventude, o clube quer evitar oscilação e o rótulo de soberba pela campanha com 64% de aproveitamento e acesso cada vez mais iminente.

“Acho um pouco cedo para pensar dessa forma. Seria até uma falta de respeito com os outros times que estão brigando ali também. Se a gente pensar assim, pode não conseguir. Até chegar aos pontos que a gente quer, temos que ter humildade e seguir firmes”, comentou o volante Edenilson.

Na quarta-feira, o Internacional volta a campo pela 26ª rodada da Série B. O time gaúcho recebe o América-MG, rival pela liderança, no Beira-Rio. Três dias depois, o adversário será o Santa Cruz – igualmente em Porto Alegre.